Resumo |
O presente artigo se propôs a analisar se os treinamentos de segurança do trabalho, realizados em uma empresa de equipamentos elétricos possuem técnicas que contemplam os diferentes estilos de aprendizagem dos colaboradores. Para isto, realizou-se um estudo de caso de natureza qualitativa e quantitativa do tipo descritivo. Para coleta dos dados quantitativos, utilizou-se o Inventário de Estilos de Aprendizagem (IEA) de KOLB (1999), e para coleta dos dados qualitativos realizou-se entrevistas semiestruturadas com dois instrutores de treinamentos de segurança na empresa, um Engenheiro de Segurança do Trabalho e um Técnico de Segurança do Trabalho. A análise dos dados qualitativos foi realizada por meio da análise de conteúdo e dos dados quantitativos por meio de estatística descritiva. Como resultados obteve-se que o estilo de Aprendizagem predominante foi o Assimilador (44,2%), seguido pelos estilos convergente (25%), Divergente (19,2%) e Acomodador (11,5%). E que existe uma compatibilidade parcial entre os estilos de aprendizagem presentes com as técnicas de treinamento utilizadas. Nesse sentido, ressalta-se a necessidade de se diversificar as técnicas de treinamento, para que cada estilo existente, seja considerado. Como limitação deste estudo ressalta-se o fato da pesquisa não ter sido aplicado a todos os setores da empresa. Para estudos futuros recomenda-se a utilização deste instrumento em outras empresas, aprofundando assim, a importância de se reconhecer os diferentes estilos de aprendizagem para um melhor aproveitamento das capacitações oferecidas no mundo corporativo, principalmente na área de Segurança do Trabalho, onde o treinamento é essencial.; |