Autor |
Santos, Suzana dos; Maliszewiski, Maria da Graça; Cordeiro, Leandro R.; |
Orientador |
Aravanis, Evangelia; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1588251746186279; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Mulheres ao longo da história: criando formas pedagógicas de empoderamento feminino juvenil no ambiente escolar; |
Resumo |
Neste projeto de aula buscamos trabalhar, junto a EMEF Guajuviras, pedagogias de empoderamento feminino juvenil no ambiente escolar. Começamos dialogando com eles, nas aulas de história, acerca do que entendiam sobre vanguardas femininas, mais especificamente, sobre mulheres que se destacaram frente aos padrões sociais de uma época, transgredindo/borrando as fronteiras entre os gêneros. A partir destas discussões e questionamentos começamos a desenvolver o tema “Mulheres ao longo da história”. A nossa principal intenção, com estas aulas, foi buscar uma forma de empoderamento feminino juvenil, a partir destes relatos de resistências e vanguardismo feminino. Desenvolvemos nossas aulas em duas turmas de 7º ano, com alunos na faixa etária de 12 a 14 anos.; |
Palavras-chave |
História das mulheres; Empoderamento feminino; Gênero; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7755; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |