RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A importância do uso de técnicas de concepção de produtos no desenvolvimento de negócios digitais para o cliente mãos verdes da softdesign

Mostrar registro simples

Autor Faingluz, Dênis Weinreb;
Orientador Stadtlober, Cláudia de Salles;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4730010148724067;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A importância do uso de técnicas de concepção de produtos no desenvolvimento de negócios digitais para o cliente mãos verdes da softdesign;
Resumo O uso de métodos de concepção de produtos é um tema atual e relevante, dado que algumas organizações buscam softwares para resolver problemas não compreendidos em sua plenitude. Mesmo nos casos em que tenha um prévio conhecimento sobre os processos de negócio, as empresas nem sempre focam em entender o problema para, então, encontrar as melhores soluções. O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do uso de técnicas de concepção de produtos no desenvolvimento de negócios digitais para o cliente Cooperativa Mãos Verdes, da empresa SoftDesign Consultoria e Sistemas, bem como identificar os métodos e práticas propostas pela organização para definir o produto digital com o cliente. Ainda, propõe apresentar como ocorreu a estruturação de validação do produto e o quanto isso apoiou a definição da visão do mesmo e, por fim, identificar os ganhos para a Mãos Verdes com a execução destas atividades, denominada de concepção e anteprojeto. A abordagem proposta tem natureza qualitativa, de caráter descritivo. A coleta das informações foi realizada por meio de análise de documentos e da elaboração de um roteiro semiestruturado de entrevista, aplicado presencialmente na empresa e no cliente. Os resultados identificados neste estudo mostram a importância da construção do business model canvas e a aplicação das técnicas de design thinking para auxiliar empresas a entenderem os seus problemas e as necessidades das pessoas envolvidas em cada processo para, então, definir a visão do produto e propor as melhores alternativas a fim de entregar o máximo de valor possível.;
Abstract The use of product design methods is a current and relevant topic, since some organizations are looking for software to solve problems that are not fully understood. Even in cases where there is previous knowledge about business processes, companies do not always focus on understanding the problem to find the best solutions. This article aims to analyze the importance of using product design techniques in the development of digital business for SoftDesign client Mãos Verdes, as well as to identify the methods and practices proposed by the organization to define the digital product with the customer. Then, present how the validation structuring of the product occurred and how it supported to define their vision. Finally, identify the gains for the Mãos Verdes with the execution of these activities, denominated as a preliminary project. The proposed approach is qualitative, descriptive in nature. The information was collected through the analysis of documents and the preparation of a semi structured interview script, applied in person at the company and at the client. The results identified in this study show the importance of applying the business model canvas and design thinking techniques to help companies understand their problems and the needs of the people involved in each process. In that way it’s possible to discover and define the product vision and propose the best alternatives for deliver as much value as possible.;
Palavras-chave Produto; Design Thinking; Business Model Canvas; Negócios Digitais; Product; Design Thinking; Business Model Canvas; Digital Business;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7737;
Nivel MBA;
Curso Gestão Estratégica de Negócios;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística