Resumo:
O presente estudo busca compreender os elementos necessários para o desenvolvimento de novas perspectivas de liderança nas indústrias, com foco na prosperidade. Devido às mudanças de consciência global, novas relações de trabalho surgiram e com isso as necessidades das pessoas se transformaram, levando a uma mudança também na forma de liderar e fazer gestão nas organizações. A partir disso, entende-se como novas perspectivas de liderança o foco no coletivo / bem comum, pensando a longo prazo, tendo como objetivo produzir resultados sustentáveis para os stakeholders. Estes líderes são propulsores de mudança e transformação e tem habilidade de conectar diferentes paradigmas. Uma empresa que adota as novas perspectivas de liderança apresenta uma cultura que valoriza a inovação, a criatividade e o desencadeamento do espírito humano, ao encontro da prosperidade. Adota-se neste trabalho o conceito de prosperidade compreendido como a busca do florescimento da consciência humana, vinculado a uma visão ampla da vida.
Nas indústrias, pelas linhas de produção ali instaladas focadas na produtividade, torna-se um desafio o despertar para novas maneiras de liderar focadas nas pessoas. Como apoio nas empresas, a área de gestão de pessoas exerce um papel relevante para a definição da cultura e clima organizacional.
A partir disso, realizou-se uma pesquisa qualitativa baseada em um roteiro de entrevista semiestruturado, envolvendo 22 participantes de duas vertentes diferentes: pessoas que atuam em indústrias, englobando líderes de RH, líderes de áreas e liderados; e pessoas que trabalham em consultorias com processos de desenvolvimento de lideranças nas empresas.
Os resultados encontrados proporcionam uma visão voltada ao entendimento do papel das lideranças e perspectivas futuras de mudança ou transformação nas indústrias. Apontam também alguns caminhos à área de gestão de pessoas para o apoio na inserção de novas formas de liderar nas organizações. E por fim são apresentados os elementos necessários para desenvolver nas indústrias, novas perspectivas de liderança com foco na prosperidade. Foram mapeados 10 elementos que podem ser desenvolvidos nas empresas visando à transformação das pessoas e/ou ambiente de trabalho, com o viés de aproximar as novas formas de olhar o indivíduo e o coletivo nos negócios da prática realizada.