II ENLICSUL 2017: Recent submissions

  • Trabalho apresentado em evento:  Tavares Junior, Ronaldo Matias; Montágua, Andriel Souza; Buss, Maribel; Santos, João Fabrício Radmann dos; Rickes, Mauro (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Em seu trabalho de pesquisa de 2002, Pietrocola conclui que muitos professores de física, e também alunos, atribuem o fracasso nessa disciplina à falta de habilidade matemática. Este trabalho se propõe ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Bensberg, Chandler Rodrigues; Carvalho, Alan Carlos de; Ferraz, Evellyn da Silva; Sampaio, Thais Cristina (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho a seguir foi desenvolvido pelos graduandos do quarto e sexto períodos do curso de Letras Português – Inglês, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no Colégio Estadual ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Fernandes, Taiane de Oliveira; Rosa, Elizandra Aguiar da; Paniz, Catiane Mazocco (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente resumo relata práticas implementadas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha-Campus ...
  • Resumo de evento:  Pacheco, André Felipe; Souza, Bruna de; Ramos, Gabriel Nunes; Vargas, Juliana Silvestre de; Zavalhia, Junior Eli; Oliveira, Letícia; Mello, Marlon Leonardo de; Willms, Vandressa (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Este trabalho tem como finalidade apresentar o projeto intitulado “Wolfram’s Musical Break”, que foi desenvolvido pelos bolsistas, supervisora e coordenadora do subprojeto PIBID/Inglês da Unisinos, em ...
  • Resumo de evento:  Lovato, Bruna Peixoto; Bays, Patrícia; Guterres, Letícia Ayres (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    As disciplinas de ciências e biologia possuem diversos desafios a serem vencidos nas escolas, um deles é a falta de interesse dos alunos pelos conteúdos abordados. A genética em especial, pode instigar ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Batista, Lucivania Mendes; Antunes, Mario; Palhano, Marcela; Mendes, Rejane Kasufej; Alves, Solange Ercigo (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Reconstruindo a realidade dos professores que atuavam na educação escolar indígena da nossa região, era restrita a atuação em escolas rurais ou salas-extensão de escolas não indígenas, do sistema nacional ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Mello, Évelin Franciele (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente estudo visa apresentar o Projeto Hóquei: uma nova modalidade nas aulas de Educação Física, desenvolvido pelo grupo do PIBID Educação Física/UNISINOS no Instituto Parque do Trabalhador, ...
  • Resumo de evento:  Sabino, Josué Silva (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho intitulado Relato de Experiência PIBID/ANNES “Um novo olhar para o ensino da Geografia”, tem por objetivo geral relatar a experiência do acadêmico de geografia, bolsista do programa ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Trindade, Stephanie da Silva; Silva, Edila da; Medeiros, Denise; Siqueira, Vanessa; Silva, Isabel Cristina Teixeira da; Goi, Mara Elisangela Jappe; Ellensohn, Ricardo Machado (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Este trabalho foi desenvolvido pelo grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Química, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Caçapava ...
  • Resumo de evento:  Domingos Junior, Valter Laudelino; Candido, Rivaldo Dionizio; Heusi, Thayna Pens (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho é produto da participação dos Pibidianos de Sociologia da PUCPR, que participam do projeto na Escola Estadual Marechal Cândido Rondon, localizada no bairro Portão, no município de ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Espindula, Catiana Gafforelli; Schussler, Dolores (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O Projeto “Florescendo o Jardim” tem como objetivo a contribuição para o desenvolvimento sensorial e motor numa turma do Jardim, em que nenhuma criança havia frequentado a Educação Infantil antes, com ...
  • Resumo de evento:  Moçinski, Nelise Daniele; Silva, Ana Paula Borges da (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O objetivo deste trabalho é relatar as experiências vivenciadas na prática pedagógica a partir das observações e do desenvolvimento das atividades em uma turma do 1º ano do 2º ciclo (4º ano), de uma ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Denkewicz, Eva Luziane (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Esta pesquisa aborda um questionamento como problema: O que o professor entende como inclusão escolar? Proveniente a observações no ambiente interno de escolas foi identificado uma problemática, tendo ...
  • Resumo de evento:  Machado, Caciane; Flores, Diênifer; Moreira, Israel; Santos, Josiane; Camargo, Rosane; Buhl, Vanice; Reszka, Maria de Fátima (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente trabalho é resultado das ações dos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de Pedagogia das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), que tem como ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Poter, Andressa Carine; Parisotto, Marcelo; Azambuja, Suelen Martini (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    “Educação Financeira na Escola”, foi uma atividade planejada em conjunto nos encontros semanais com o grupo de bolsistas de matemática, na Unochapecó e aplicada na Escola de Educação Básica Coronel ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Borba, Renato Porto de; Abatti, Bruna; Silva, Elias Junior Garcia da; Martins, Daiana Ramos; Schutz, Joselaine; Silvano, Sirléia (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    É do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Educação Física Licenciatura, que um grupo de acadêmicos bolsistas que tem uma participação efetiva na universidade ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Pereira, Viviane Ribeiro; Pereira, Taina; Silveira, Vanessa Da Silva Da; Vitório, Vânia (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O presente resumo é um relato de experiência do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), no subprojeto de Educação Física/UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense – no 2º ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Oliveira, Cíntia Rochele Alves de; Oliva, Izalina de Vargas; Bierhalz, Crisna Daniela Krause (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    Uma das preocupações em relação à qualidade dos cursos de formação de professores perpassa o percurso formativo, que se materializa na qualidade de suas práticas. Essa qualificação pode ser repensada, ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Pereira, Taina; Silveira, Vanessa da Silva da; Pereira, Viviane Ribeiro; Cardoso, Ana Lúcia (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    O tema gênero tornou-se relevante ao nos depararmos com os desafios vivenciados ao longo dos estágios curriculares obrigatórios de um curso de formação inicial em Educação Física (EF) licenciatura. ...
  • Trabalho apresentado em evento:  Soares, Taiane Custodio; Rodrigues, Taís Teixeira; Rodrigues, Thiago Nunes; Dorneles, Brenda Ariel Da Silva; Oliveira, Vera Regina; Costa, Gabriela Manzke (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
    A palavra teatro tem origem grega theatron, significa o lugar de onde se vê. Para Aristóteles, o teatro permitia conhecer e conhecer além da superfície, para ele o teatro tinha a qualidade de ensinar ...

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta