RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Negócios sociais: uma análise dos elementos constituintes do modelo de negócio sustentável de sucesso

Mostrar registro simples

Autor Cabral, Josiane Márcia;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2240916110295345;
Orientador Marconatto, Diego Antonio Bittencourt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9626677883636081;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Negócios sociais: uma análise dos elementos constituintes do modelo de negócio sustentável de sucesso;
Resumo As respectivas literaturas em negócios sociais inseridos em contextos de base da pirâmide (BoP) ainda não são claras sobre quais as características de sucesso para este tipo de modelo de negócio sustentável. A premissa de que este tipo de negócio ainda seja novo, juntamente com diferentes vertentes da literatura, fazem com que não se conheça os elementos constituintes de tais organizações. Tendo isso em vista, este trabalho ousou reunir três estudos sobre: capacidades organizacionais, estratégias de escalonamento social e barreiras ao crescimento, inseridas no contexto de um estudo de caso múltiplo, desenvolvido na Região Sul do Brasil por duas instituições de microfinanças. Foi mostrado que o modelo sugerido pode ser utilizado para dimensionar as características de sucesso de negócios sociais na base da pirâmide. Argumentou-se ainda sobre quais são os elementos responsáveis por determinar o sucesso dos negócios sociais estudados.;
Abstract The respective literatures in social businesses inserted in basic contexts of the pyramid (BoP) still are not clear on what the characteristics of success for this type of sustainable business model. The premise that this type of business is still new, together with different aspects of the literature, make it difficult to know the outline elements of such organizations. To this end, this paper dared to gather three studies on organizational capacities, social scaling strategies and barriers to growth, inserted in the context of a multiple case study developed in the south of Brazil by two microfinance institutions. It has been shown that the suggested model can be used to size the social business success characteristics at the base of the pyramid. It was also argued on which elements are responsible for determining the success of the social businesses studied.;
Palavras-chave Negócios sociais; Capacidades organizacionais; Estratégias de escalonamento social; Barreiras ao crescimento; Social business; Organizational capacities; Social escalation strategies; Barriers to growth;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-09-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7616;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística