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Assistive thinking: um modelo de gerenciamento de requisitos aplicado a tecnologias assistivas educacionais

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Autor Marques, Cleiton Moreira;
Orientador Tavares, João Elison da Rosa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9414307669666472;
Co-orientador Sganzerla, Maria Adelina Raupp;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/8914149813045140;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Assistive thinking: um modelo de gerenciamento de requisitos aplicado a tecnologias assistivas educacionais;
Resumo A criação de projetos de Tecnologias Assistivas (TA), no geral ainda é pouco difundida, o próprio termo é desconhecido pela grande maioria das pessoas. Esse certamente é um dos fatores que contribuem para o lento avanço nas criações de equipamentos e softwares que auxiliem pessoas com deficiência a conquistarem mais independência nas atividades cotidianas. Além disso, a falta de difusão de conhecimento nessa área contribui também para a presença de erros primários ou ainda, muitas iterações até se conseguir um resultado satisfatório da Tecnologia Assistiva criada. O Design Thinking (DT) em um contexto geral surge justamente para auxiliar na criação de produtos centrados no usuário e com o embasamento técnico multidisciplinar necessário que tais produtos demandam. O Assistive Thinking, modelo apresentado neste trabalho, propõe a utilização de conceitos de DT, aliados à Engenharia de Requisitos, ambos aplicados ao gerenciamento de Requisitos de Tecnologias Assistivas Educacionais, desde a concepção da ideia até a etapa final de aprovação de um protótipo, reunindo uma base de conhecimentos escalável, que cresce à medida que novos projetos façam uso do modelo. Este artigo reúne a fundamentação teórica utilizada para a criação do Assistive Thinking, explana suas etapas e relata a primeira iteração da aplicação deste em um projeto de TA.;
Abstract The creation of Assistive Technology (AT) projects, in general is still little spread, the term itself is unknown by the vast majority of people. This is certainly one of the factors contributing to the slow progress in equipment and software creations that help people with disabilities gain more independence in everyday activities. In addition, the lack of diffusion of knowledge in this area also contributes to the presence of primary errors or even many iterations until a satisfactory result is achieved for what Assistive Technology is created. Design Thinking (DT) in a general context arises precisely to assist in the creation of products user centered and with the necessary multidisciplinary technical base that such products demand. Assistive Thinking, the model presented in this work, proposes the use of DT concepts, allied to Requirements Engineering, both applied to Educational Assistive Technology requirements management, since the conception to final approval step of a prototype, bringing together a scalable knowledge base that grows as new projects make use of the model. This article gathers the theoretical foundation used to create Assistive Thinking, explains its steps, and reports the first iteration of its application in a AT project.;
Palavras-chave Tecnologias Assistivas; Equipamentos; Softwares; Design Thinking; Assistive Technologies; Equipment; Software; Design Thinking;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7515;
Nivel Especialização;
Curso Engenharia de Software;


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