| Autor | Aguiar, Bernardo Cortizo de; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/4951744327481038; |
| Orientador | Ferreira, Jairo Getulio; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/8243334414084240; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Sigla da instituição | Unisinos; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola da Indústria Criativa; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | A midiatização do jogar: do círculo mágico aos circuitos-ambiente nos usos das redes digitais via streaming; |
| Resumo | A transmissão ao vivo pela internet, via streaming, do ato de jogar um videogame configura novas formas midiatizadas de jogar. Como podemos concebê-las e entender essas novas configurações em um viés comunicacional e através da Midiatização? Quais novos circuitos-ambiente se formam? Como podemos enxergar a figura do streamer, aí surgida de uma hibridização entre apresentador, comentador, jogador e especialista? A presente tese se debruça por essas e outras questões para explorar as relações inter- e intra- circuitos surgidas desses e nesses processos, através de uma abordagem abdutiva, calcada em inferências, e a observação de três casos de estudo (os streamers Brian Kibler e Trump – Jeffrey Shih –, e o site e portal brasileiro sobre jogos Overloadr), das transmissões via streaming por eles feita e dos meios aí envolvidos. Chega-se a uma concepção do circuito-ambiente formado tendo como cerne o círculo mágico, instaurando novos códigos e codificações específicos a cada um e pondo em operação a tríade Regras-Lúdico-Negociação (concebida no presente trabalho).; |
| Abstract | The live internet broadcast, via streaming, of the act of playing a videogame configures new, mediatized, ways of playing a game. How can we conceive and understand such configurations through the lenses of Communication and Mediatization? Which new ambient-circuits are formed therein? How can we view the character of the streamer, created through a hybridization between show host, commentator, game player and expert? This doctoral thesis leans over these and other questions to explore the inter- and intra- circuit relationships created from and within said processes, through an abductive approach, built upon inferences, and the observation of three case studies (the streamers Brian Kibler and Trump – Jeffrey Shih –, and the Brazilian gamin news site and portal, Overloadr), their streaming sessions and the media involved in such activities. We reach a concept of ambient-circuit formed as having at its core a magic circle, establishing new codes and codifications specific to each one and putting into operation the triad Rules-Ludic-Negotiations (conceived in this work).; |
| Palavras-chave | Midiatização; Circulação; Circuitos-ambiente; Jogos; Game studies; Mediatization; Circulation; Ambient-circuits; Games; Game studies; |
| Área(s) do conhecimento | ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
| Tipo | Tese; |
| Data de defesa | 2018-06-29; |
| Agência de fomento | Nenhuma; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7478; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |