Resumo:
O presente estudo visa à defesa de tese quanto à utilização da pesquisa acadêmica no Desenvolvimento Sustentável na Educação Superior (DSES), como requisito para obtenção do título de Doutor no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da Escola Politécnica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. O tema do estudo aborda o DSES. Questiona a atual contribuição da pesquisa acadêmica com relação ao tema e tem por objetivo principal propor contribuições que incrementem as práticas do DSES através do Ensino da Sustentabilidade (ES). Para tanto, investigou 4 universidades não estatais, avaliando 12 projetos de pesquisa e suas contribuições para o DSES e para com as práticas do ES. A organização deste trabalho consiste na introdução; referencial teórico; metodologia; análise e discussão dos resultados e bibliografia. A Revisão Sistemática da Literatura (RSL) apontou para a lacuna na produção científica no que se refere à ampliação do conhecimento na DSES por meio da utilização de resultados de pesquisa acadêmica no ES. A literatura revisada foi codificada como DSES, ES, Barreiras ao DSES e Pesquisa Acadêmica. Referente à metodologia de pesquisa, trata-se, quanto ao método científico, de uma pesquisa de característica indutiva e, quanto aos métodos de pesquisa, evidencia-se um estudo aplicado, exploratório, de casos múltiplos e de caráter qualitativo. O protocolo de pesquisa apresentou os questionamentos que foram elaborados pelo doutorando, considerando a RSL, que orientou um processo semiestruturado de coleta de dados. As entrevistas com os pesquisadores das universidades participantes do estudo foram presenciais e via Skype. Apresenta-se também um modelo de Sistema de DSES a ser utilizado na análise e discussão dos resultados: trabalha-se com a síntese dos achados onde; o diálogo com a literatura; as contribuições da Tese; e as considerações finais apontando para a comprovação da Tese, o atendimento aos objetivos e a possibilidades de estudos futuros.