Resumo:
O presente trabalho apresenta um estudo de caso a respeito dos fatores críticos no desenvolvimento colaborativo de novos produtos em PME’s do setor de áudio profissional da América Latina, utilizando duas empresas do segmento como unidades de análise. O mesmo se justifica devido à importância econômica das PME’s para o Brasil, as dificuldades enfrentadas por elas para inovar, e as lacunas verificadas na literatura no que se refere à inovação aberta e o desenvolvimento colaborativo de novos produtos no contexto destas organizações. Seu principal objetivo foi identificar os fatores críticos no desenvolvimento colaborativo de novos produtos, verificar a aderência das organizações objeto de estudo a eles, e identificar as lacunas existentes. Para cumprir este objetivo, primeiramente, em revisão da literatura, identificaram-se as melhores práticas no desenvolvimento de novos produtos, e os fatores críticos para a colaboração neste processo. Em um segundo momento, através da pesquisa documental, observação direta, e entrevistas semiestruturadas foram coletados dados em duas empresas, uma brasileira e uma argentina. A análise destes dados permitiu a verificação das lacunas existentes entre suas estruturas, processos e práticas, e aquelas recomendadas para o sucesso no desenvolvimento colaborativo de novos produtos. Com o estudo, foi possível constatar que os principais fatores críticos são o poder ou tamanho das organizações, ganho mútuo, motivações e objetivos estratégicos, confiança, comunicação, cultura, equipes, processos de DNP, controle e apoio da alta gerência, e experiências passadas. Verificou-se que os principais descolamentos destas organizações estão na formatação das equipes, informalidade dos processos de DNP, e baixo controle, e poucas experiências passadas.