Resumo:
A área de estudo do design para a emoção explora o espaço de influência e contribuição do design na esfera psicológica dos usuários com o objetivo de gerar estratégias de design que possam estimular determinadas emoções ou facilitar o seu bem-estar. Nesse contexto, o ponto de partida para o processo projetual é a investigação dos concerns do usuário, aspecto que determina a dinâmica de suas motivações e emoções. A abordagem teórico-metodológica dilemma-driven design (design orientado para o dilema) investiga um aspecto específico dos concerns: o seu ponto de conflito, fator responsável por grande parte do desconforto emocional que experienciamos diariamente. O método estimula a geração de estratégias de design capazes de equilibrar os concerns conflitantes (dilemas) dos usuários a fim de facilitar sua maior percepção de bem-estar. O objetivo desta pesquisa é verificar como o uso dos concerns conflitantes pode contribuir ao processo projetual do design no contexto da maternidade. Para tanto, foi escolhido um objeto de estudo característico por seus conflitos emocionais: a experiência da maternidade. A pesquisa empírica se estruturou na natureza qualitativa exploratória e teve como método condutor as diretrizes do design orientado para o dilema. Sua primeira etapa consistiu de um grupo focal com usuários (mães) para a descoberta de seus concerns e principais dilemas. Esse conteúdo foi utilizado como substrato teórico à etapa projetual, composta por dois workshops nos quais designers desenvolveram ideias de design de SPS (sistema produto-serviço), sendo que um dos grupos projetou para concerns conflitantes a partir do método design orientado para o dilema, e o outro projetou para concerns múltiplos com métodos livres. Os resultados da pesquisa sugerem uma nova formatação ao dilema (multipolar), capaz de atender a múltiplos concerns conflitantes simultaneamente. Além disso, abre-se caminho para projetos de SPS voltados para impactar diversos usuários, e provoca-se o debate acerca da influência positiva do designer-usuário no desempenho projetual.