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Processo BIM em projetos de licitações de obras públicas em obras do CRAS-SC

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Autor Stradiotto, Júlia;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1423230467037897;
Orientador Kern, Andrea Parisi;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8651276483668080;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Processo BIM em projetos de licitações de obras públicas em obras do CRAS-SC;
Resumo O aumento de prazos e custos previstos em obras públicas, principalmente em países em desenvolvimento, gera a necessidade de buscar soluções para este problema. O processo BIM (Building Information Modeling) apresenta-se como alternativa para trazer mais transparência nas etapas de projeto e obra. Neste trabalho, buscou-se investigar a aplicação do processo de projeto em BIM em obras públicas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santa Catarina, sendo este o primeiro projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento (SPG) em BIM. Este trabalho visa analisar reduções de aditivos de prazo e custo, comparando com as mesmas obras realizadas em dois editais, sendo que no Edital A foi utilizado o processo de projeto tradicional (CAD) e no Edital B foi utilizado o processo BIM para o projeto. O trabalho foi desenvolvido em 3 etapas: a primeira refere-se aos projetos desenvolvidos em CAD (Edital A) e engloba 61 obras licitadas, sendo 46 construídas com aditivos de custo e de prazo extremamente elevados; a segunda etapa, com projetos em BIM (Edital B), abrangendo 50 obras; e a última etapa teve por objetivo realizar a comparação entre elas. Para isso foram realizadas entrevistas com envolvidos nos projetos, construção e fiscalização, além de 2 visitas para auxiliar na investigação durante a execução de obras do Edital B. Os resultados apontam que nas obras do Edital B, somente uma delas foi executada dentro do prazo e custo estabelecido originalmente, uma obra possuiu aditivo de prazo e atendeu o custo original e outras 3 obras foram finalizadas com aditivo de prazo e custo até julho de 2018. Embora muitas obras do Edital B tiveram a necessidade de aditivos, os resultados obtidos demonstram ganhos em relação ao Edital A. No que se refere aos aditivos de custo, o projeto desenvolvido no processo BIM, os dados corretos de quantitativo, juntamente com a revisão do projeto foram um dos principais responsáveis pela redução dos aditivos de custo. Os aditivos de prazo sofreram influências diversas, sendo a principal delas com causa desconhecida, observada nos dois editais analisados, além de fatores relacionados à contratação, planejamento e contrapartidas dos municípios. Em aditivos de prazo, fatores relacionados ao projeto apareceram com menor relevância.;
Abstract The increase of cost and schedule delays in public construction projects, mostly in developing countries, brings the need to find solutions for this issue. BIM process is understood as an alternative to achieve more transparency in the design and constructions stages. This paper aims to investigate the BIM design process of public constructions of Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) of Santa Catarina, which is the first project designed by this State in BIM process. This study aims to analyze reductions of costs overruns and schedule delays, comparing the same project in different bids: the Edital A was designed by traditional process (CAD) and the Edital B was designed in BIM process, analyzing the design and construction stage. This study was developed in three stages: the first investigated the projects made in CAD and construction of Edital A, which includes 61 constructions, but only 46 was built, presenting extremely high schedule delays and costs overruns; the second stage aims to analyze the Edital B, with project reviewed and designed in BIM and 50 constructions; and the third stage refers to the comparison between the first and second stage. In addition, interviews were conducted and two visits to the constructions of the Edital B were required. The results indicate that in the constructions completed of the Edital B, only one construction project was finished according to the cost and schedule originally established, one construction had only schedule delay and another tree were concluded with schedule delays and costs overruns until July 2018. Even though, the constructions of Edital B had cost overruns and schedule delay, the results show gains in relation to Edital A. The design in BIM process with the appropriate quantitative takeoff and the review of the original design were the main responsible for the reduction of the cost overruns. In terms of schedule delays, these were influenced by several factors, the main factor has unknown cause and was observed in both analyses (Edital A and B), besides there are factors related to contracting, construction planning and counterparts of municipalities. The causes related to the design process has shown less relevance in terms of schedule delay.;
Palavras-chave Modelagem da informação da construção; BIM; Obras púbicas; CRAS; Projeto; Building information modeling; BIM; Public projects; CRAS; Project;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia Civil;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-08-31;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7457;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil;


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