Resumo:
De forma geral, os estudos de consumo colocam a mulher sob três prismas distintos: como coadjuvante, ao considerar que suas atividades de consumo dependem do masculino; buscando condições de equidade, ao analisar o momento que ela se masculiniza para uma determinada situação de consumo; ou em posições conservadoras, ao estudar o consumo em seus papéis de mãe, esposa ou em eventos ligados ao lar. Alinhado com Pierre Bourdieu, que defende a existência de uma espécie de dominação masculina na sociedade operando por meio de mecanismos bem definidos e seus reflexos podem ser vistos no comportamento de consumo. Especificamente, a cerveja e o bar, no Brasil, são frutos dessa dinâmica preestabelecida, onde a mulher é vista como um objeto dentro de um ambiente historicamente masculinizado. O objetivo desta dissertação é, justamente, analisar o consumo feminino de cerveja em bares da cidade Porto Alegre e, ainda, verificar a possível influência de padrões sócio-historicos de consumo, descrevendo o comportamento feminino dentro do contexto estudado. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, inspirada em estudos etnográficos, no momento do consumo de cerveja por mulheres em bares da cidade, identificando os significados e as representações do consumo feminino de cerveja. Os resultados foram estruturados em três partes para discussão. Primeiro, por meio das mitologias de mercado, que interferem no consumo. Na segunda parte, por intermédio dos discursos e o reflexo no comportamento feminino. A terceira parte traz o contexto e o produto pela lente das entrevistadas. Este estudo incentivou contribuições teóricas no avanço sobre a visão das mulheres nas pesquisas de consumo em uma posição privilegiada dentro de um ambiente masculinizado, sugerindo a existência de desdobramentos para novas investigações. Sob a ótica profissional, o estudo inspira um conjunto de sugestões práticas para tornar as experiências de consumo feminino de cerveja mais inclusivas, usando o posicionamento da marca, a atuação de mercado das empresas do setor e o surgimento de novos produtos.