Resumo:
O aumento no consumo de água mineral mostra a preocupação da população mundial com a compra de produtos mais saudáveis. Porém, devido à pequena margem financeira com a venda do produto, existe maior competitividade entre as empresas e o uso dos recursos para os processos produtivos deve ser conhecido e minimizado, sem impactar na qualidade. Esta pesquisa teve como objetivo, entender e estratificar os consumos de energia nas diferentes etapas do processo de produção de água mineral não carbonatada em embalagens de 500 ml, buscando aplicar melhorias através de conceitos de Produção Mais Limpa (P+L). Conhecer os impactos ambientais potenciais das principais etapas do processo produtivo também foi um dos objetivos do estudo. Para isso, foram detalhados os processos principais e auxiliares através de fluxogramas de entradas e saídas e posteriormente foi realizado o Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais (LAIA). Indicadores de desempenho foram definidos, acompanhados e comparados com a bibliografia no final do estudo, os quais nortearam discussões entre as diferentes áreas da empresa. Todas as ações foram avaliadas técnica e economicamente através de reuniões periódicas e com cálculos de Payback simples, possibilitando conhecer a viabilidade dos possíveis investimentos. No final do estudo foram apresentadas as oportunidades de melhorias implementadas as quais trouxeram ganhos significativos. Após evidenciar que, aproximadamente, 70% do consumo de energia são necessários para a fabricação da embalagem, uma das melhorias sugeridas foi a fabricação de preformas mais leves. Isso tornou o processo 8% mais eficiente energeticamente, além de contribuir com a possibilidade de redução de até 195 toneladas de resina PET por ano, o que trouxe ganhos econômicos, além de diminuir a geração de resíduos sólidos. A redução na pressão de sopragem, outra melhoria implementada, gerou uma redução de 23% no consumo de energia associada à geração de ar comprimido de alta pressão. Melhoria de processo com Payback de 6 meses gerou uma economia anual de cerca de R$37.000,00 considerando a média da tarifa paga pela região sul do Brasil, onde está localizada a empresa. Com a utilização destes métodos, esta pesquisa buscou demonstrar o potencial de aumento de eficiência que estas ferramentas podem trazer para as empresas, trazendo, além de benefícios ambientais e econômicos, fortalecer a continuação de outros estudos de caso com o mesmo enfoque, já que trabalha em todos os níveis hierárquicos da organização.