Resumo:
Esta dissertação trata de imagens e multiplicação de sentidos na interface do Instagram. Esta imagem sobre a qual nos debruçamos é atravessada por aparelhos, por softwares de manipulação de imagens e dispositivos disponíveis a usuários de redes sociais online ou não, e que, de alguma forma, tornarem-se manipuladores de imagem multiplicando seus sentidos. O trabalho inclui uma discussão a respeito do universo social e cognitivo pensado nas imagens e suas passagens (PEIXOTO, 1993), passando por uma exploração arqueológica de manipulação de imagens (BENJAMIN, 2012) assim como uma discussão sobre a natureza digital e metamórfica das imagens (MACHADO, 2007; MANOVICH, 2002, 2006). Distinguimos conceitos como imagem meme, imagem memética e processos meméticos para poder teorizar os diversos estágios destas imagens e poder pensa-las como processos audiovisuais. O corpus escolhido é o que chamamos de “caso Garotinho”, onde cartografamos a imagem meme da resistência a ser preso do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho e algumas das multiplicações de sentidos que resultaram da atualização desta imagem meme. Como metodologias usamos a cartografia (DELEUZE, GUATTARI 1995; KASTRUP, 2015; KILPP, 2010;) e o scanning (FLUSSER, 2011). Destes métodos chegamos a seis coleções de imagens reunidas por afinidades. As coleções (BENJAMIN, 2012) dão a ver algumas dinâmicas fundantes dos processos meméticos e da tecnocultura audiovisual (MONTAÑO, 2015) mediada por software (MANOVICH, 2011).