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Validação de construto do instrumento de avaliação da promoção de saúde em escolas brasileiras

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metadataTrad.dc.contributor.author Mattos, Cândido Norberto Bronzoni de;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0868673767398633;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Pattussi, Marcos Pascoal;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6214117506681237;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Saúde;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Validação de construto do instrumento de avaliação da promoção de saúde em escolas brasileiras;
metadataTrad.dc.description.resumo A promoção da saúde na escola estimula crianças e adolescentes a assumirem comportamentos e habilidades para a vida, através da tomada de decisões e do pensamento crítico. Entretanto as iniciativas de promoção de saúde no ambiente escolar necessitam de acompanhamento e avaliação. Validar um instrumento de avaliação de promoção de saúde no ambiente escolar que possa contemplar essas ações de forma ampla, a partir da percepção dos gestores e que possa ser aplicado nas diferentes realidades do país. Estudo de validação, amostra por conveniência de 247 escolas públicas e privadas de quatro munícipios brasileiros, sendo dois deles na região Sul e dois na região Nordeste do país, no ano de 2016. O instrumento avaliado é composto por 60 questões, divididas em três dimensões: pedagógica, estrutural e relacional, com respostas categóricas dicotômicas (sim ou não). Para a análise foram utilizadas matrizes de correlações tetracóricas, sendo realizadas a análise fatorial exploratória (AFE) e a análise fatorial confirmatória (AFC) do instrumento. Ao final da análise tetracórica para validação de construto permaneceram no instrumento 31 itens. Na AFE a comunalidade (h2) apresentou valores acima do mínimo recomendado (0,3) em todos os itens. Na AFC os modelos apresentaram valores próximos e superiores aos esperados de um bom ajustamento. Os resultados sugerem que o instrumento se mostrou valido e que as dimensões e fatores encontrados ao final das análises foram satisfatórios para avaliação de promoção de saúde nas escolas.;
metadataTrad.dc.description.abstract The health promotion at school encourages children and adolescents to assume behaviors and skills for life, through decision-making and critical thinking. However, health promotion initiatives at school environment needs monitoring and evaluation. To validate a health promotion evaluation instrument at school environment, which can contemplate these actions broadly, from the perception of managers and that could be applied in the different country’s realities. Validation study, convenience sample of 247 public and private schools of four Brazilian municipalities, being two of them in the southern region and two in the northeastern region of the country, in the year 2016. The evaluated instrument consists of 60 questions, divided into three dimensions: pedagogical, structural and relational, with dichotomous categorical answers (yes or no). Arrays of tetrachoric correlations were used for the analysis, with exploratory factor analysis (EFA) and the confirmatory factor analysis (CFA) of the instrument being conducted. At the end of the tetrachoric analysis for construct validation, 31 items remained in the instrument. In the EFA the commonality (h2) presented values above the recommended minimum (0.3) in all items. In the CFA the models presented values near and above the expected for a good adjustment. The results suggest that the instrument proved to be valid and that the dimensions and factors found at the end of the analyses were satisfactory for the evaluation of health promotion at schools.;
metadataTrad.dc.subject Promoção da saúde; Saúde escolar; Estudos de validação; Health promotion; School health services; Validation studies;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências da Saúde::Saúde Coletiva;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2018-08-21;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; PROSUP - Programa de Suporte à Pós-Gradução de Instituições de Ensino Particulares;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7420;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva;


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