Resumo |
O segmento de estabelecimentos voltados à beleza está passando por mudanças, onde fidelização do cliente e novas experiências são pontos de atenção. Os salões de beleza e barbearias acompanham esta evolução, criando novos ambientes e espaços de convivência e descontração. Os dispositivos móveis, presentes nestes ambientes, podem ser usados para melhorar a relação entre cliente e empresa. A maioria dos aplicativos existentes não possui funcionalidades que façam proveito das evoluções do segmento de beleza, sendo grande parte limitada à gestão administrativa dos estabelecimentos. O presente estudo apresenta uma proposta de solução com o aplicativo CutzApp, com o intuito de gerenciar a qualidade dos serviços prestados, permitir a fidelização de clientes e possibilitar novas experiências aos usuários. Desenvolvimento e avaliação de um aplicativo através do Ionic Framework, destinado a disponibilizar o app nas plataformas Android e iOS, utilizando dos recursos do dispositivo para as principais funcionalidades: perfil customizável, reserva de horários, checkin do local, avaliação do serviço prestado, criação de programas de pontuação e comanda eletrônica. A avaliação do aplicativo foi realizada através de um estudo de caso, em uma barbearia de Caxias do Sul, abrangendo um grupo de 20 usuários, consumidores de serviços do segmento de beleza. No estudo de caso, 95 % dos entrevistados consideraram o CutzApp como fácil de usar. 95 % declararam como importante as avaliações de serviço no estabelecimento. E 80 % consideraram como um diferencial a existência do programa de pontos no aplicativo. A avaliação dos resultados evidencia o êxito do aplicativo perante aos objetivos propostos. Também foram identificadas melhorias que podem ser construídas futuramente para acompanhar a evolução do segmento e dos dispositivos móveis.; |