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Relação universidade – empresa: uma análise dos processos internos de um instituto tecnológico na interação com empresas

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Autor Bizzi, Alexandra Guidini;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3637478761000314;
Orientador Puffal, Daniel Pedro;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1145634478992742;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Relação universidade – empresa: uma análise dos processos internos de um instituto tecnológico na interação com empresas;
Resumo A necessidade de desenvolver novas tecnologias coloca empresas e países no desafio de estabelecer relações além de desenvolver novas estruturas que permitam maior competitividade e inovação. Diante disso, esta dissertação tem como objetivo delinear os processos internos do itt Performance na interação com empresas do setor de construção civil. A pesquisa baseou-se na metodologia de estudo de caso único, de natureza exploratória e qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados roteiros de entrevista semiestruturada. Foram realizadas a análise de conteúdo dos dados obtidos nas entrevistas. A pesquisa de campo foi realizada com representantes do itt Performance, que compreendeu entender a sua visão no que tange a interação universidade – empresa, desdobrados em cinco entrevistas. Como resultados da pesquisa, pode-se constatar, os tipos de interação existentes no instituto, as quais giram em torno de ensaios e entrega de laudos, pesquisa de desenvolvimento tecnológico e consultorias. As principais motivações de interação se dão na irradiação de conhecimento especializado e as barreiras na informalidade e na busca de baixo preço. Também percebeu-se a deficiência de políticas públicas que fomentem a interação universidade – empresa. Com relação aos benefícios da interação, destaca-se a aproximação da universidade com empresas e comunidade que podem ser revertidos em melhorias, inovação e segurança para a sociedade. Diante disso, a grande contribuição do itt Performance se dá por meio do desenvolvimento em inovação e crescimento das empresas locais, contribuindo para que as empresas melhorem sua produtividade, lucratividade, agilidade, qualidade de seus produtos e entrega de seus serviços.;
Abstract The need to develop new technologies puts companies and countries in the challenge of establishing relationships and developing new structures that allow greater competitiveness and innovation. In view of this, this dissertation aims to outline the internal processes of itt Performance in the interaction with companies in the civil construction sector. The research was based on the methodology of a unique case study, exploratory and qualitative in nature, having as instrument of data collection semi-structured interview scripts. The content analysis of the data obtained in the interviews was carried out. The field research was carried out with representatives of itt Performance, who understood their vision regarding university-company interaction, unfolded in five interviews. As a result of the research, we can verify the types of interaction that exist in the institute, which revolve around essays and delivery of reports, research of technological development and consultancies. The main motivations of interaction are in the irradiation of specialized knowledge and the barriers in informality and the search of low price. It was also noticed the deficiency of public policies that foment the university-company interaction. With regard to the benefits of interaction, we highlight the university's approach to companies and communities that can be reversed in improvements, innovation and security for society. In view of this, the great contribution of itt Performance comes through the development in innovation and growth of local companies, helping companies to improve their productivity, profitability, agility, quality of their products and delivery of their services.;
Palavras-chave Interação universidade – empresa; Relações interorganizacionais; Motivações e barreiras; Inovação; University-company interaction; Interorganizational relationships; Motivations and barriers; Innovation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-06-20;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7353;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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