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Inovação em produtos nas micro e pequenas empresas: ações e barreiras à luz dos consumidores da Base da Pirâmide

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Autor Ferreira, Alexandre Rodrigues;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5123662805673565;
Orientador Borchardt, Miriam;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2943895512034908;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Inovação em produtos nas micro e pequenas empresas: ações e barreiras à luz dos consumidores da Base da Pirâmide;
Resumo A maioria dos estudos em inovação, no que tange ao desenvolvimento de produtos para os consumidores da Base da Pirâmide sócio-econômica (BOP), tem focado em empresas de grande porte ou multinacionais. Entretanto, as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) também são importantes protagonistas para o desenvolvimento econômico e social de uma região, destacando-se aquelas que assumem o desafio de produzir e fornecer para a BOP. Essas MPEs enfrentam escassez de recursos para inovação e competição de multinacionais ou grandes corporações, assim, necessitam manterem-se competitivas. Ante essa perspectiva, o objetivo desta tese consistiu em definir um conjunto de ações em inovação, para as MPEs, à luz dos consumidores da BOP. Para tal, foi elaborado um modelo multicritério para tomada de decisão com o auxílio de uma ferramenta matemática hibrida não probabilística denominada Fuzzy Analytic Hierarchy Process (FAHP). Como método de pesquisa, empregou-se o estudo de casos múltiplos incorporado. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva e com abordagem quali-quantitativa. O trabalho de campo foi conduzido em 25 MPEs de segmentos distintos do setor alimentício, localizadas no Estado do Rio Grande do Sul. Como resultados, além do levantamento do conjunto de ações, os dados apontam que existe potencialidade de mercado diante dos consumidores da BOP, no entanto, aufere pontos de divergência acerca da literatura envolta ao tema. Os principais resultados sinalizam que a fragilidade e a dificuldade no desenvolvimento de produtos e a proposta de ações em inovações aumentam conforme níveis de vulnerabilidade financeira dentro do contexto BOP. Entretanto, torna-se evidente que os pequenos negócios, dentro deste contexto, podem colaborar com o desenvolvimento econômico e social por meio do fornecimento de produtos que atendam as suas necessidades e na geração de emprego e renda.;
Abstract Most of the studies on innovation in product development for consumers at the Base of the Socio-Economic Pyramid (BOP) have focused on large or multinational companies. However, Micro and Small Enterprises (MSEs) are also important protagonists for the economic and social development of a region, especially those that take on the challenge of producing and supplying BOP. These MSEs face scarcer sources for innovation and competition from multinationals or large corporations but they still need to remain competitive. Given this perspective, the objective of this thesis was to define a set of actions in innovation, for MSEs, in the light of the consumers of BOP. To do so, a multicriteria model for decision making was elaborated with the aid of a non-probabilistic hybrid mathematical tool called Fuzzy Analytic Hierarchy Process (FAHP). As a research method, the built-in multiple case study was used. The research is characterized as exploratory and descriptive and with a qualitative approach. The field work was conducted in 25 MPEs of distinct segments of the food sector, located in the state of Rio Grande do Sul. As a result, besides the survey of the set of actions, the data point out that there is market potential in front of BOP consumers. Although, there are points of divergence about the involved literature. In addition, the main results indicate that the fragility and the difficulty in the development of products and the proposal of actions in innovations increase according to the levels of financial vulnerability within the BOP context. However, it is clear that small businesses, in this context, can collaborate with economic and social development by providing products that meet their needs and generate jobs and income.;
Palavras-chave Inovação em produtos; Mercados emergentes; Base da pirâmide; Micro e pequenas empresas; FAHP; Product innovation; Emerging markets; Pyramid basis; Micro and small business; FAHP;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
Tipo Tese;
Data de defesa 2018-07-23;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7348;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


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