Resumo:
Este trabalho tem como objetivo compreender o papel da liderança nas empresas movidas pelo propósito a partir da percepção de líderes de cargos estratégicos e liderados destas organizações. O estudo foi realizado por meio de pesquisa qualitativa exploratória através de 22 entrevistas semiestruturadas, sendo 11 líderes de cargos estratégicos e 11 liderados de 12 empresas com fins lucrativos consideradas como sendo movidas pelo propósito, situadas no Brasil, mais especificamente, Rio Grande do Sul e São Paulo. Para tratamento dos dados
adotou-se a análise de conteúdo com auxílio do software NVIVO 11. A partir da teoria construiu-se o roteiro de entrevistas e definidas 11 categorias, das quais emergiram 52 subcategorias na análise. Os principais resultados de cada categoria foram: 1) não existe separação de valores pessoais e profissionais; 2) a conexão do propósito empresarial e das pessoas se dá com boa comunicação e relações mais horizontais; 3) a liderança movida pelo propósito é centrada no ser humanos e busca a congruência entre discurso e prática; 4) os valores de liderança ultrapassam os limites da empresa e impactam positivamente a sociedade; 5) a pluralidade se constrói em ambientes seguros, colaborativos e de confiança; 6) a liberdade com responsabilidade é parte importante da construção da liderança nas empresas movidas pelo propósito; 7) reciprocidade se constrói com a cultura do feedback e
atitudes concretas; 8) a liderança movida pelo propósito está disposta a sacrificar lucros no curto prazo para preservar o propósito, os valores e a singularidade da empresa; 9) os contextos e ambientes, formais e informais nos quais as pessoas se encontram geram e reforçam as conexões e afinidades entre as pessoas; 10) os maiores desafios estão relacionados às habilidades de liderança, como comunicação, relações humanas, coerência e evolução; 11) conhecer a si mesmo, valores e o propósito é fundamental ao desenvolvimento da liderança. O paradigma da liderança movida pelo propósito sempre tem a felicidade dentro da equação. Não se negociam valores, mesmo que isso implique um
crescimento mais lento para a organização.