Resumo |
No presente trabalho, realizou-se um estudo de caso da empresa brasileira Natura Cosméticos, a qual, segundo levantamento feito pela consultoria Economática em setembro de 2016 , estava entre as trinta empresas com melhores dividend yelds no mercado Brasileiro. Foi analisada a série histórica da distribuição trimestral de dividendos da empresa durante o período de 2004 a 2017 e, a partir de métodos estatísticos, correlacionando com a série histórica de seu valor de mercado no mesmo período, a fim de tentar identificar qual foi o impacto da política de distribuição de dividendos da empresa Natura Cosméticos SA no seu valor de mercado de 2004 a 2017, período que vai de sua abertura de capital ao presente.
Este estudo foi conduzido a partir da revisão da literatura existente sobre o assunto, contemplando as teorias sobre política de dividendos; incluindo aspectos relacionados a eficiência do mercado, assimetrias informacionais, problemas de agência, sinalização de mercado e efeito clientela. A literatura revela que esses aspectos são preponderantes na discussão da política de dividendos das companhias.
Os resultados sugerem que aumentos no payout da empresa Natura implicam em retornos negativos, o que é um resultado surpreendente já que grande parte da literatura sobre o tema se refere à inexistência de correlação ou efeito positivo. Assim, corroborando a análise exploratória da teoria do Efeito Clientela, entende-se que a clientela atraída pela empresa Natura, conforme sugerido por Miller e Modigliani (1961) é formada por investidores mais jovens e agressivos, que não necessitam receber dividendos imediatamente e aceitam um padrão instável de pagamento e, por isso, investem em empresas de setores com grandes oportunidades de crescimento (como é o caso da Natura) e que terão, a princípio, maior valorização de seus títulos.; |