RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Mentoring e o processo de aprendizagem: um estudo de caso do sistema de ensino dual de mecatrônica na STIHL

Mostrar registro simples

Autor Tiggemann, Henrique;
Orientador Merlugo, Juliano da Silva;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3616848450671663;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Mentoring e o processo de aprendizagem: um estudo de caso do sistema de ensino dual de mecatrônica na STIHL;
Resumo Os grandes avanços nas tecnologias e os modelos de negócio fizeram com que as empresas incorporassem novos conceitos e práticas para atenderem às demandas alavancadas pelas mudanças do mercado. Esse impacto evidencia que cada vez mais a Gestão de Pessoas tem atuação estratégica no alcance dos objetivos organizacionais, e exige que as empresas se tornem espaços de aprendizagem. Diante disso, o Modelo Dual de Ensino, que se define por uma formação profissional aprendida na teoria (escola) e majoritariamente na prática (empresa), acende como uma ferramenta para formar mão de obra qualificada, na qual a importância do mentor para acompanhar e orientar estes jovens em formação mostra-se fundamental. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar qual a importância e as contribuições do processo de Mentoring no alcance dos objetivos propostos no Sistema de Ensino Dual de Mecatrônica implantado na empresa Stihl Ferramentas Motorizadas Ltda. Para tal, o estudo baseou-se em uma pesquisa aplicada de caráter descritivo com uma abordagem qualitativa através de grupo focal por análise por categoria. A pesquisa foi desenvolvida na STIHL de São Leopoldo e contou com a participação dos 12 Aprendizes Técnicos que fazem parte do programa. Concluiu-se que o processo de Mentoring já é aplicado pela empresa de forma informal, apresentando um resultado muito satisfatório.;
Palavras-chave Inovação; Gestão de Pessoas; Mentoring; Sistema Dual;
Tipo TCC;
Data de defesa 2017;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7260;
Nivel MBA;
Curso Gestão de Pessoas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística