RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Relações de trabalho e o mercado publicitário Um estudo sobre como ocorrem as relações de trabalho nas agências de publicidade de Porto Alegre

Mostrar registro simples

Autor Campos, Bárbara Simões Pires Rizzo;
Orientador Alberton, Diego Marocco;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3499302273100946;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Relações de trabalho e o mercado publicitário Um estudo sobre como ocorrem as relações de trabalho nas agências de publicidade de Porto Alegre;
Resumo O presente estudo tem como objetivo compreender de que forma são praticadas as relações de trabalho no ramo publicitário, mais especificamente, nas agências de propaganda de Porto Alegre, na percepção dos trabalhadores. Uma vez que se entende que este ramo de atuação possui práticas bastante próprias no que diz respeito as relações de trabalho e muito pouco estudo acadêmico sobre como o trabalho acontece nesse ambiente. Para aprofundar o tema foi realizado um estudo de campo com pesquisa qualitativa. Foram entrevistados, através de roteiro semiestruturado, quinze profissionais, trabalhadores das seis maiores agências de Porto Alegre nas áreas de atendimento, criação, planejamento, produção, estúdio e coordenação. O embasamento teórico partiu de uma análise sobre conceitos e tendências para o futuro das relações de trabalho e sobre o mercado da publicidade, abordando conceitos, organização do trabalho e divisão nos setores. Como resultados, verificou-se que os profissionais estão, há muito tempo, sendo submetidos a relações de trabalho que não proporcionam uma relação justa para o lado do trabalhador, que isso já acontece há bastante tempo e sempre foi visto como cultural pelas pessoas que trabalham há mais tempo no mercado. Porém, nos últimos anos, com a entrada de profissionais mais jovens, essas práticas vêm sendo questionadas e não mais aceitas com tanta naturalidade. Soma-se a isso, o fato de que profissionais mais experientes, na medida em que vão ficando mais velhos e com maiores salários, começam a perder espaço dentro das agências e questionar, também, porque essa cultura ainda é mantida mesmo com tantas manifestações de desvantagens e prejuízos aos trabalhadores.;
Palavras-chave Relações de trabalho; Trabalho; Publicidade e propaganda;
Tipo TCC;
Data de defesa 2017;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7253;
Nivel MBA;
Curso Comportamento Organizacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística