Resumo |
A Vinícola Lidio Carraro possui interesse em expandir a exportação de seus produtos para o mercado chinês, por isso, esta pesquisa apresenta uma análise do mercado de vinhos e espumantes da China. Como coleta de dados, foram utilizados dados primários, com a realização de entrevista com a Diretora de Marketing e Exportação da Vinícola, e dados secundários, com a busca de informações em estudos setoriais da Apex, IBRAVIN, Wines of Brasil, Secom e outras fontes de pesquisa. Foi realizada uma análise interna da empresa, utilizando a ferramenta de análise SWOT, em que foram verificadas suas forças e fraquezas internas e as ameaças e oportunidades externas. Dados macroeconômicos são demonstrados para que se conheça como o país está econômica e politicamente, entendendo melhor seus aspectos culturais e sociais. A pesquisa traz informações sobre dados microeconômicos que relatam sobre o mercado de vinhos e espumantes na China, dados sobre importações e canais de distribuição existentes (On-trade e Off-trade). Verificou-se, também, os principais países dos quais a China mais importa vinhos e espumantes, os quais são concorrentes dos produtos brasileiros. Demonstrou-se os valores dos produtos comercializados via canais de distribuição Off-trade e as propostas do composto mercadológico, sendo os 4 P’s, preço, produto, praça e promoção, variáveis controladas pela empresa. Para finalizar a pesquisa, são apresentadas sugestões do que a empresa pode fazer nos aspectos de preço, produto, praça e promoção de suas linhas de produtos para crescimento de suas vendas no mercado chinês.; |