Resumo |
Este trabalho objetiva estudar a unidade de análise e pesquisar o mercado brasileiro de Seguro de Pessoas, a fim de verificar as possibilidades de diferenciação neste segmento, tido como extremamente homogêneo. Através de levantamento das Condições Gerais dos produtos presentemente comercializados pelas empresas tidas como concorrentes pela unidade de análise, as quais são disponibilizadas pela Autarquia fiscalizadora do mercado, elaborou-se um estudo das coberturas securitárias e produtos atualmente oferecidos, visando buscar algum público, nicho ou segmento pouco ou não atendido pelas empresas participantes deste mercado. Realizou-se também uma pesquisa quantitativa de modo a posicionar a unidade de análise no mercado nos seus ramos de atuação, bem como expor seu crescimento e evolução observados nos últimos 3 anos, tanto em termos de participação do mercado como de resultados obtidos. Finalmente, o estudo produziu algumas recomendações à unidade de análise, tanto nos quesitos relacionados aos produtos propriamente ditos, como nos pertinentes à definição de estratégia, posicionamento, vantagem competitiva e controles a serem adotados para acompanhamento da concorrência.; |