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Avaliação das potencialidades do modelo de governança cobit no setor financeiro: case em uma empresa do sul do pais

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Autor Scariot, Ana Paula;
Orientador Heck, Sandra Marlene;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0658297491385605;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Avaliação das potencialidades do modelo de governança cobit no setor financeiro: case em uma empresa do sul do pais;
Resumo Para as empresas do setor financeiro se manterem fortes em um mercado competitivo e regulado, é preciso ofertar serviços diferenciados, que atendam às necessidades dos clientes. Diante disto, torna-se importante que a área de Tecnologia da Informação (TI) auxilie na geração de valor, realizando atividades de forma alinhada a estratégia empresarial. Por isso, o objetivo do estudo é verificar como as práticas da área de sistemas estão em relação as melhores práticas de Governança de TI sugeridas pelas práticas do COBIT. A pesquisa foi realizada em uma joint venture (empreendimento conjunto) entre uma rede de varejo e um dos maiores bancos da América Latina, através da aplicação de entrevistas aos seus colaboradores (diretores, supervisores e usuários-chaves). Baseando-se em 20 processos das melhores práticas do COBIT, aplicou-se perguntas semiestruturadas relacionadas a área de sistemas. Diante disto, identificou-se que somente cinco destas melhores práticas são aplicadas na organização, mas sem haver um gerenciamento destes processos. Estas cinco são: (i) definição e manutenção do modelo de governança; (ii) otimização dos recursos; (iii) gerenciamento da estrutura de gestão da TI; (iv) gerenciamento da definição dos requisitos; e (v) gerenciamento das mudanças. Nas entrevistas, foi apontada a necessidade de uma maior gestão e controle dos serviços que a TI oferece, antes mesmo de realizar a aplicação das práticas de governança, devido a TI atender às necessidades atuais da organização. Por isso, dois pontos de melhoria foram sugeridos: implementação de um programa de gestão de serviços e de um programa de controle/indicadores.;
Abstract For companies on the financial sector be strong in a competitive and regulated market, it would be necessary to offer a premium service, that satisfy the needs of customers. In front of it, it would be important that IT helps to create value, doing its activities align with the organization. This article objective is verifying how the IT operates related to the best practices of COBIT. The search was applied on a joint venture between a retail network and a bank, with some interviews to collaborators (CEO, managers and key users). After that, only five of those best practices are done on the organization, but no one has been managed. This five are: (i) ensure governance framework; (ii) ensure resource optimization; (iii) manage the IT Management Framework; (iv) management requirements definition; and (v) manage changes. On the interview, it was marked the needed of a better management and control of services, even before the governance, because IT is attending organization needs. For this reason, two proposes of improvement were suggested: a program to manage services and a program to control services/key performance indicators.;
Palavras-chave Governança de TI; COBIT; Financeira; Tecnologia da informação; IT governance; COBIT; Financial institution; Information technology;
Tipo TCC;
Data de defesa 2017;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7208;
Nivel MBA;
Curso Administração de TI;


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