RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Aprendendo a ver – o desenvolvimento de conhecimento sensível e tácito em analistas clínicos de um hospital-escola

Mostrar registro simples

Autor Schulz, Lísia Alves;
Orientador Azevedo, Débora Costa de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4055857432745232;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Aprendendo a ver – o desenvolvimento de conhecimento sensível e tácito em analistas clínicos de um hospital-escola;
Resumo O objeto deste estudo é um laboratório de análises clínicas situado em um hospital-escola no sul do país. Na prática laboratorial, o conhecimento dos analistas configura um recurso fundamental para o trabalho. Além dos conhecimentos explícito e tácito, destaca-se a importância do conhecimento sensível, visto que boa parte da atividade do analista é baseada em reconhecimento visual, pois muitos diagnósticos são realizados baseados em observações ao microscópio, as quais dependem da memória e do conhecimento adquirido com a prática. As capacidades perceptivo-sensoriais dos analistas precisam ser padronizadas em virtude da complexidade e da qualidade que o serviço exige. O objetivo deste artigo, de caráter descritivo com características etnográficas, é descrever as práticas de capacitação para analistas clínicos com base nos conhecimentos sensível e tácito. O estudo baseia-se em implantação de ferramentas de capacitação como: programa de treinamento institucional, programa de integração na área, programa de treinamentos específicos, capacitações práticas in loco e reuniões de serviço. Os resultados demonstraram que as ações implantadas geraram um aumento do indicador homem-hora- treinamento na área estudada e propiciaram desenvolvimento dos analistas com enfoque no conhecimento sensível.;
Palavras-chave Gestão do conhecimento; Conhecimento sensível; Padronização;
Tipo TCC;
Data de defesa 2016;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7192;
Nivel MBA;
Curso Gestão em Negócios da Saúde;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística