Autor |
Schulz, Lísia Alves; |
Orientador |
Azevedo, Débora Costa de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4055857432745232; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Aprendendo a ver – o desenvolvimento de conhecimento sensível e tácito em analistas clínicos de um hospital-escola; |
Resumo |
O objeto deste estudo é um laboratório de análises clínicas situado em um hospital-escola no sul do país. Na prática laboratorial, o conhecimento dos analistas configura um recurso fundamental para o trabalho. Além dos conhecimentos explícito e tácito, destaca-se a importância do conhecimento sensível, visto que boa parte da atividade do analista é baseada em reconhecimento visual, pois muitos diagnósticos são realizados baseados em observações ao microscópio, as quais dependem da memória e do conhecimento adquirido com a prática. As capacidades perceptivo-sensoriais dos analistas precisam ser padronizadas em virtude da complexidade e da qualidade que o serviço exige. O objetivo deste artigo, de caráter descritivo com características etnográficas, é descrever as práticas de capacitação para analistas clínicos com base nos conhecimentos sensível e tácito. O estudo baseia-se em implantação de ferramentas de capacitação como: programa de treinamento institucional, programa de integração na área, programa de treinamentos específicos, capacitações práticas in loco e reuniões de serviço. Os resultados demonstraram que as ações implantadas geraram um aumento do indicador homem-hora- treinamento na área estudada e propiciaram desenvolvimento dos analistas com enfoque no conhecimento sensível.; |
Palavras-chave |
Gestão do conhecimento; Conhecimento sensível; Padronização; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2016; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7192; |
Nivel |
MBA; |
Curso |
Gestão em Negócios da Saúde; |