Resumo |
Esta pesquisa procurou analisar os subprocessos da área de Compras da Construtora XYZ, através do Business Process Management (BPM), redesenhando os subprocessos considerados necessários para possíveis implementações de melhorias. Foi realizado um estudo de caso na Construtora XYZ, por meio de pesquisa qualitativa com foco exploratório, e para realizar a análise de dados desta pesquisa foram realizados mapeamentos de todo o processo da área de Compras, do início ao fim e foi modelado no software Bizagi Modeler utilizando a notação BPMN 2.0., com sugestões e propostas de melhorias. Os resultados desta pesquisa apontam que, seguindo as propostas de melhorias sugeridas, a Construtora ganhará agilidade, maior produtividade dos funcionários, menor taxa de erro nas entregas realizadas pelos fornecedores, melhor comunicação entre o comprador e o fornecedor, menor custo, maior garantia das informações e melhor controle dos pedidos de compra. Sugere-se que a empresa faça um mapeamento de todos os demais processos existentes, que proponha melhorias e que redesenhe cada um deles, tornando assim, uma Empresa onde terá todos os seus processos estruturados e padronizados.; |