Resumo:
O objetivo deste estudo foi analisar o nível de conformidade entre os conteúdos de Contabilidade Pública constantes dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis de Instituição de Ensino Superior da região Norte do Brasil com a proposta do Conselho Federal de Contabilidade e às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. A pesquisa foi de caráter descritivo e documental, pois teve como fonte de dados os conteúdos programáticos e ementas da disciplina de contabilidade pública, divulgadas pelas Instituições de Ensino Superior pesquisadas. A pesquisa foi revestida predominantemente de características quantitativas, pelo emprego de técnica de análise estatística. A amostra é formada de 33 Instituições de Ensino Superior localizadas nos estados da região Norte do Brasil, que oferecem os Cursos de Ciências Contábeis na modalidade presencial e que disponibilizaram seus conteúdos programáticos e ementas da disciplina de Contabilidade Pública nas suas páginas eletrônicas. As análises de dados foram elaboradas em quadros, tabelas e gráficos, com base em técnica de estatística descritiva e avaliação de diferenças de médias com uso de análise de variância, por meio da Anova Fator Único. Os resultados indicam que as instituições atendem de forma não muito significativa os conteúdos do currículo do Conselho Federal de Contabilidade e os itens das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Com a proposta de formação pelo CFC os conteúdos de formação para o profissional passa a atender à teoria da contabilidade, e assim aumentar o domínio das atividades atuariais e quantificações de informações financeiras, é importante que os conteúdos de formação teórico-prática sejam contemplados durante o estágio curricular supervisionado, atividades complementares, portanto, o currículo mínimo para as Instituição de Ensino Superior, seriam o núcleo de matérias indispensáveis.