Resumo:
O interesse pelos negócios de impacto social vem crescendo nas últimas décadas, tendo em vista que estes negócios representam uma fonte promissora de geração de valor social, econômico e financeiro. Entretanto, ao aliarem criação de valor social e sustentabilidade financeira, combinam elementos provenientes de lógicas institucionais diferentes, podendo enfrentar desafios inerentes a esta junção. Desta forma, a fim de que estes negócios obtenham êxito, faz-se necessário o desenvolvimento de um ecossistema de suporte robusto. Dentre os atores do ecossistema, destacam-se as aceleradoras, que visam apoiar o crescimento destes negócios, na fase inicial ou de expansão, exercendo, desta forma, um papel importante na construção e desenvolvimento das lógicas institucionais nestes negócios. Por consequência, influenciam a forma pela qual evitam mission drift, fenômeno que consiste no distanciamento do negócio da sua missão social. Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar as estratégias utilizadas pelas aceleradoras para assegurar e monitorar que os negócios de impacto mantenham a lógica híbrida, alcançando o equilíbrio entre a criação de valor social e a sustentabilidade financeira, evitando mission drift. A fim de atingir o objetivo proposto, foi realizado um estudo de caso múltiplo, com quatro aceleradoras, que atuam com negócios de impacto social. Por meio da compreensão do papel que exercem na manutenção da lógica híbrida dos negócios impulsionados por elas, identificaram-se as fontes de mission drift, bem como as estratégias para evitar o fenômeno durante o programa de aceleração, contribuindo, desta forma, com o campo teórico e gerencial. As implicações teóricas do estudo consistem na identificação da influência que as aceleradoras exercem nos negócios de impacto impulsionados por elas, por meio das estratégias utilizadas para assegurar a manutenção da lógica híbrida, contribuindo tanto para o estudo das lógicas institucionais quanto do fenômeno mission drift. No que tange às contribuições gerenciais, fornece um conjunto de estratégias a serem utilizadas pelas aceleradoras, a fim de assegurar e monitorar a manutenção do equilíbrio entre a criação de valor social e a sustentabilidade financeira nos negócios que aceleram.