Autor |
Braghini, Kélliana; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1841872702320054; |
Orientador |
La Cruz, Sonia Estela Montaño; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9654736235562553; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Atualizações da Netflix na internet: múltiplas flâneries; |
Resumo |
A presente pesquisa visou compreender como a Netflix se atualiza na internet através de suas audiovisualidades. As audiovisualidades da Netflix são pensadas nesta pesquisa partir da intuição Bergsoniana (BERGSON, 2005; DELEUZE, 2004) como virtualidade em devir na memória, potencialmente atualizável em qualquer tempo e em qualquer materialidade. Intuímos a duração da Netflix, ou seja, sua existência enquanto um múltiplo de múltiplos, e a partir da metodologia das molduras (KILPP, 2003; 2010), e como parte dela, as flâneries cartográficas (BENJAMIN, 2006), procuramos compreender como ela se atualiza na internet. Nosso percurso de pesquisa, que passou por muitas idas e vindas empíricas e teórico-metodológicas, nos levou a construção de três constelações, que dão a ver três modos de agir das audiovisualidades da Netflix. São elas: “Moldurações da Netflix na Plataforma”; “Moldurações da Netflix nos sites de redes sociais” e “Moldurações da Netflix dispersas na internet”. A partir da montagem operada no interior das constelações, pudemos ver surgir, como imagem dialética, a principal forma de atualização da Netflix na internet, que condensa os três modos e suas molduras, moldurações e emolduramentos: um fluxo de dados montado espacial-temporalmente na experiência audiovisual do usuário.; |
Abstract |
This research aimed to understand how Netflix are updated on the internet through its audiovisualities. The Netflix audiovisualities are thought of in this research from the Bergsonian intuition (BERGSON, 2005; DELEUZE, 2004) as virtuality in becoming in memory, potentially updateable in any time and in any materiality. In this dissertation, we have analyzed Netflix's duration, that is, its existence as a multiple of multiples, and from the frame methodology (KILPP, 2003; 2010), and as part of it, the cartographic flâneries (BENJAMIN, 2006) is updated on the internet. Our research course, which has gone through many empirical and theoretical-methodological comings and goings, led us to the construction of three constellations, which show three ways of acting of the Netflix’s audiovisualities. These are: “Netflix’s framing on the Platform”; “Netflix’s framing on Social Networking Websites” and “Netflix’s framing dispersed on the internet”. As a result of the montage operated inside the constellations, we could see, as a dialectical image, the main form of updating of Netflix’s on the internet, which condenses the three modes and their frames: a spatially-temporally mounted data stream in the user audiovisual experience.; |
Palavras-chave |
Audiovisualidades; Experiência audiovisual; Flâneries; Fluxo; Netflix; Audiovisualities; Flâneries; Flow; Audiovisual experience; Netflix; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2018-04-09; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7121; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |