Mostrar registro simples

Autor Borba, Mauro Rogério Soares;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4751745858289997;
Orientador Silveira, Fabrício Lopes da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8096511043948981;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Mediações do rádio FM jovem na era digital;
Resumo Pesquisa sobre os processos de mediação do rádio FM, especialmente, através da música, para o público jovem, utilizando a experiência em emissoras da grande Porto Alegre a partir dos anos 90. As emissoras Pop Rock FM e Mix FM são analisadas através de entrevistas com seus produtores na tentativa estudar as estratégias comunicativas dessas emissoras, as transformações nos processos de midiatização em função do desenvolvimento das tecnologias digitais. Uma pesquisa empírica com base na história oral e na própria oralidade do rádio como referência metodológica. A importância da técnica no desenvolvimento do rádio como meio de comunicação, os vários conceitos de juventude e a construção da audiência são abordados com base em autores, sendo estas teorias colocadas em contato com as experiências vivenciadas e ativadas através de relatos de memória, tentando entender as mudanças e a perspectiva do rádio FM jovem em tempos de mudanças tecnológicas constantes, a era digital.;
Abstract Research on the processes of FM radio mediation, especially through music, for young audiences, using the experience in broadcasters of the great Porto Alegre from the 90s. The stations Pop Rock FM and Mix FM are analyzed through interviews with their producers in the attempt to study the communicative strategies of these broadcasters, the transformations in the processes of mediatization as a function of the development of digital technologies. An empirical research based on oral history and on the orality of radio as a methodological reference. The importance of the technique in the development of radio as a means of communication, the various concepts of youth and the construction of the audience are approached on the basis of authors, being these theories put in contact with the experiences lived and activated through memory reports, trying to understand the changes and the perspective of young FM radio in times of constant technological changes, the digital era.;
Palavras-chave Rádio; Mediação; Digital; Juventude; Música; Radio; Mediation; Digital; Youth; Music;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-04-20;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7119;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística