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Pressão do tempo e dissonância cognitiva: o efeito moderador do comportamento altruísta nas decisões de consumo

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Autor Mauer, Jocimara de Lima;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7250250960122393;
Orientador Ladeira, Wagner Júnior;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9003489318938913;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Pressão do tempo e dissonância cognitiva: o efeito moderador do comportamento altruísta nas decisões de consumo;
Resumo Pesquisas anteriores mostram que no processo de tomada de decisão, frequentemente consumidores são pressionados pelo tempo. Ainda, as pesquisas mostram que após a tomada de decisão pode ocorrer dissonância cognitiva motivado pela rejeição de uma ou mais opções atraentes. Esta pesquisa estende esses achados e propõe que o comportamento altruísta influencia (modera) positivamente a relação entre pressão do tempo e dissonância cognitiva nas decisões de consumo. O estudo um indica que quanto maior a pressão do tempo no processo de tomada de decisão, maior será a dissonância cognitiva. O estudo dois demostra que em cenários sem pressão do tempo os consumidores apresentam maior comportamento altruísta e menor dissonância cognitiva após a tomada de decisão. Por fim, a relação entre pressão do tempo e dissonância cognitiva é moderada pelo baixo comportamento altruísta quando levado em consideração a utilidade do produto. Enquanto que, o alto comportamento altruísta modera a relação entre pressão do tempo e dissonância cognitiva, considerando a relevância da decisão tomada.;
Abstract Previous research has shown that in the decision-making process, consumers are often pressured by time. Furthermore, research has shown that after decision making, cognitive dissonance can occur because of the rejection of one or more attractive options. This research extends these findings and proposes that altruistic behavior influences (moderately) positively the relationship between time pressure and cognitive dissonance in consumption decisions. The one study indicate that the greater the time pressure in the decision-making process, the greater the cognitive dissonance. Study Two demonstrates that in scenarios without time pressure the consumers present greater altruistic behavior and less cognitive dissonance after the decision making. Finally, the relation between time pressure and cognitive dissonance is moderated by the low altruistic behavior when one considers the usefulness of the product. While, high altruistic behavior moderates the relation between time pressure and cognitive dissonance, considering the relevance of the decision-making.;
Palavras-chave Comportamento do consumidor; Pressão do tempo; Dissonância cognitiva; Altruísmo; Eye tracking; Consumer behavior; Time pressure; Cognitive dissonance; Altruism; Eye tracking;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2017-11-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7069;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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