Resumo:
O uso constante de plataformas de streaming para acessar os mais diversos conteúdos é uma realidade. Diante deste quadro, podemos também enxergar estas plataformas assumindo funções neste ambiente digital que anteriormente eram realizadas pelos meios tradicionais de comunicação. Uma destas funções que podemos cogitar é a curadoria musical. O objetivo desta dissertação de mestrado é propor uma investigação e imersão na plataforma de streaming musical, o Spotify, e analisar de que forma ela opera para divulgar os seus conteúdos musicais, criando assim, através de suas estratégias curatoriais, uma noção de um novo jornalismo cultural. As bibliografias acionadas tematizam cultura da convergência, jornalismo cultural, radiojornalismo hipermidiático e curadoria, além de um questionário sobre hábitos de novos padrões de consumo de música seguido da respectiva análise. Dessa forma, este trabalho busca contribuir tanto para desmistificar o papel secundário do jornalismo cultural em relação a outras editorias, quanto entender as novas possibilidades de busca e uso de conteúdos que estão ao nosso alcance no ambiente digital.