Resumo:
Estratégia é um tema de alta relevância para a gestão, ocupando lugar de destaque seja em pesquisas acadêmicas, seja nas práticas das organizações. E também um tema complexo: são diferentes perspectivas, várias escolas de pensamento, algumas pesquisas focadas em conteúdo e outras em processo, algumas pesquisas enfocando a formulação de estratégias, outras a sua implementação. Talvez devido à complexidade, o índice de insucesso com estratégias é muito alto: estimativas apontam 60 a 70% de falhas em mudanças estratégicas. O objetivo desta pesquisa é ajudar as empresas a compreenderem sua habilidade de propor e implementar boas estratégias. Adotando um enfoque processual, a pesquisa propõe um artefato para medição da capacidade do processo estratégico, com a crença de que a medição desta capacidade é o primeiro passo para um plano de melhorias. Através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, o trabalho desenvolve um artefato de avaliação da maturidade do processo estratégico de uma organização e o aplica em população de empresas gaúchas de diferentes segmentos industriais e diversos portes. O modelo inicialmente proposto é parcialmente validado num primeiro teste. A contribuição desta pesquisa para a comunidade prática é genericamente a recomendação de uso de métodos de gestão de processos para a melhoria da capacidade do processo estratégico, e especificamente a proposição de um modelo para avaliação de sua maturidade. Não encontramos nenhuma pesquisa com esta intenção.