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Boas práticas na elaboração de orçamentos para licitações de obras públicas

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Autor Medeiros, Lúcio Borges de;
Orientador González, Marco Aurélio Stumpf;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8430945431911323;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Boas práticas na elaboração de orçamentos para licitações de obras públicas;
Resumo O objetivo deste trabalho é apresentar boas práticas para a elaboração de orçamentos para licitações de obras públicas. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura especializada, com destaque para as recomendações do Tribunal de Contas da União, que exerce o controle das obras públicas executadas com dinheiro público federal. Foi feito um estudo de como se elabora um orçamento, analisando-se detalhadamente aspectos relevantes em relação aos custos diretos, às despesas indiretas e ao lucro (benefício). No que tange ao BDI (Benefício e Despesas Indiretas), diante das controvérsias a respeito de sua composição e em função de sua importância nos orçamentos, foram avaliadas todas as parcelas que podem ou não ser consideradas como despesas indiretas. A conclusão do presente artigo é pela necessidade de que as áreas de engenharia e arquitetura dos órgãos da Administração Pública façam uso das boas práticas sugeridas pela literatura especializada, buscando a elaboração de orçamentos cada vez mais detalhados e precisos, visando a uma maior transparência nas contratações, facilidade na gestão dos empreendimentos e melhor controle dos custos e preços das obras públicas, evitando aditivos injustificados, jogo de planilhas, sobrepreço e superfaturamento.;
Abstract This monograph aims at presenting good practices in the elaboration of budgets for public works biddings. In order to reach this purpose, a revision of specialized literature was accomplished, featuring the advices of the Brazilian Court of Audit, wish supervises public works accomplished with federal money. A study on how to elaborate a budget was made, including detailed analyses of important aspects regarding direct costs, indirect expenses and profit (benefit). Concerning BDI (Budget Difference Income), because there are disputes over its composition, and taking into account its importance to budgets, all parcels that can or that cannot be considered as indirect expenses were appraised. The conclusion of this article is for the need of engineering and architecture departments of public administration organizations to observe the good practices recommended by specialized literature, aiming at elaborating more and more detailed and precise budgets, seeking after larger transparency in contracts, easiness in management of undertakings and better control of costs and prices of public works, avoiding unjustified contract additivves, play on spreadsheets, overprice and overbilling.;
Palavras-chave Orçamento; Custo; BDI; Obra pública; Licitação; Budget; Cost; Public work; Bidding;
Tipo TCC;
Data de defesa 2011;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6742;
Nivel Especialização;
Curso Construção Civil;


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