Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo refletir sobre percepções dos professores de uma escola de ensino fundamental da rede municipal do estado do Maranhão, e, a partir disso, analisar a relação que os professores estabelecem entre a Libras e a Língua Portuguesa na educação de surdos. Para tal fim, utilizou-se da entrevista semiestruturada com 5 professores de séries iniciais do ensino fundamental. A reflexão sobre esses dados toma por base estudos que se voltam ao percurso da educação de surdos e ao ensino e à aprendizagem de línguas, mais especificamente, Língua Portuguesa e Libras, trazendo pressupostos de Vygotsky quanto ao desenvolvimento intelectual e de aprendizagem, Quadros (1997), Karnopp (2004), Fernandes (2003) quanto à educação de surdos e ao ensino da língua portuguesa e da Libras. Entre as constatações deste trabalho, ressalta-se que a educação de surdos, em particular, a educação bilíngue, encontra-se revestida de ações centradas na busca pela adequação e normalização dos sujeitos surdos. No diálogo mediado pelos dados gerados ao longo do estudo com as pesquisas que alicerçaram as discussões, percebe-se a necessidade de mais reflexões acerca da educação de surdos, em particular o ensino da língua portuguesa e da Libras, sobretudo o cenário dos processos de ensino e de aprendizagem nos quais se configura a educação de surdos.