Resumo |
O presente estudo teve por objetivo propor requisitos de Sistema de Informação para apoiar as entidades sem fins lucrativos no processo de tomada de decisão. Esta pesquisa destacou o perfil de uma entidade certificada de assistência social, descrevendo seu perfil, quais as atividades por ela desenvolvidas, as formas de sustentabilidade e de registro de suas atividades. No sentido de compreender o funcionamento da entidade escolhida para esta pesquisa, resolveu-se delimitar o escopo dos seus processos mantendo o foco do Ensino Básico e assistência social, bem como sua gestão econômico-financeira. Com o intuito de apontar melhorias dentro de seus processos, no período compreendido entre junho e agosto de 2011, realizou-se uma análise comparativa entre seus processos com os requisitos de Sistemas de Informação, para assim poder identificar pontos a serem aperfeiçoados na tentativa de otimizar os controles utilizados pela área de controladoria em busca de uma gestão eficiente e transparente nos resultados gerenciais da instituição. Aponta-se, como pontos de destaque, os processos de gestão orçamentária e contábil, maduros em nível de requisitos de Sistemas de Informação Operacional e de Sistemas de Informação Gerencial, e com pontos de melhoria em se tratando de Sistemas de Informação de apoio à decisão. E, no processo de gestão da filantropia com destaque para Sistema de Informação Gerencial adequado, porém com pontos de atenção em relação a requisitos de Sistemas de Informação Operacional e com espaço de melhorias em requisitos de sistemas de apoio à decisão.; |