Resumo:
Essa dissertação aborda o tema das práticas colaborativas de criação de conhecimento em redes de cooperativas de crédito. Os pequenos negócios são importantes agentes nas economias globais, tanto dos países desenvolvidos ou em desenvolvimento. No entanto, historicamente esse segmento apresenta dificuldades para obter acesso a produtos e serviços financeiros formais no mercado bancário tradicional. Como alternativa para a inclusão financeira dos pequenos negócios, surgem as cooperativas de crédito, que atuando em rede realizam práticas que geram ativos de conhecimento relevantes para a inclusão financeira dessas empresas. O estudo tem como objetivo identificar as principais práticas colaborativas de criação de conhecimento, realizadas em redes de cooperativas de crédito, e como elas mobilizam diferentes tipos de conhecimento capazes de gerar ativos que fomentam a inclusão financeira. Para investigar e aprofundar o problema, foi realizada uma pesquisa empírica em três Redes de Cooperativas de Crédito voltadas à criação de conhecimento para a inclusão financeira de pequenos negócios, situadas nos estados do Mato Grosso, Paraná e Minas Gerais, bem como a coordenação nacional das Redes, que é realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os resultados permitem realizar uma descrição das principais práticas e do contexto necessário para que a realização dessas práticas colaborativas tenha relação com o fomento da inclusão financeira de pequenos negócios.