Resumo:
Esta pesquisa refere-se a compreensão sobre como atores em processos de produção cultural são habilitados em direção à inovação social. Entende-se habilitação como a capacidade de empoderar-se de técnicas, conhecimentos e relações colaborativas em processos de produção, e considera-se a criatividade e seus efeitos econômicos. Produção cultural para esta pesquisa está relacionada com a geração de produtos e serviços culturais. O objetivo da pesquisa foi encontrar, nos espaços onde produção cultural é desenvolvida, indícios sobre a natureza de habilitação de atores em processos de produção de bens e serviços culturais. O método para este objetivo é oriundo de design estratégico, com suporte de outras abordagens de design, como codesign e infrastructuring, sob o ponto de vista dos ecossistemas criativos. Um artifício metodológico foi a sintetização de uma classe de actantes encontrados nas infraestruturas relacionadas aos meios de produção cultural – nesta pesquisa chamadas de espaços para produção cultural - denominada infraestruturantes: conjunto de artefatos capazes de provocar ação com a finalidade de estimular relações e estratégias em busca de inovação social. Os dados sobre estas relações foram obtidos por meio de uma pesquisa exploratória, contextual e qualitativa, em estudo de casos múltiplos nos espaços onde a produção cultural é identificada. O instrumento principal foi a aplicação de um workshop projetual desenvolvido para esta pesquisa, mediado por um toolkit de objetos tangíveis para estimular a conversação e a discussão sobre projetos, organizações e as relações entre atores. O método ofereceu uma dimensão pouca explorada entre produção cultural e design, aproximando campos de estudos que se sobrepõem mas ainda não apresentam uma literatura aprofundada sobre esta combinação. O toolkit e o workshop tiveram respostas bastante satisfatórias como método de exploração de relações e projetos. Como resultados, pode-se observar que os dados indicam naturezas habilitantes nas infraestruturantes presentes nos espaços de produção cultural, em situações em que há relação de atores com os dispositivos sociotécnicos destes espaços. Os atores percebem estes espaços como lugares de mudança de perspectiva econômica e social por sua participação física em projetos que os capacitam em habilidades durante processos de produção cultural. Também identificam as propriedades habilitantes por meio do relacionamento com profissionais de outras áreas, e, por fim, compreendem uma maior diversidade de opções de escolhas para suas vidas e para o entorno de onde vivem. Os indícios encontrados estão relacionados com efeitos positivos e negativos sobre estas habilitações.