Resumo:
As condições de saúde dos docentes e de outros trabalhadores, de uma forma geral, estão vinculadas, essencialmente, às relações entre as exigências e formas de realização do serviço laboral, às cargas de trabalho, derivadas do contexto e das características da organização deles. A avaliação desses elementos, das condições de trabalho, de saúde do docente, o ambiente de trabalho e as situações de saúde atuais permitem ampliar o grau de compreensão da percepção dessas condições, dos riscos e evidências do processo de adoecimento. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a situação de saúde dos docentes da Uema (Universidade Estadual do Maranhão), Campus Paulo VI, em São Luís, e, a partir daí, elaborar um Programa de Promoção da Saúde deles. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, de abordagem quantitativa do tipo transversal. Ela foi realizada na Universidade Estadual do Maranhão. A coleta dos dados relacionados às condições sociodemográficas ocorreu com análise documental e 100% (480) da amostra. O mapeamento da situação de saúde dos docentes foi realizado com questionário autoaplicadocom 50% da amostra (240). Evidenciou-se que 85% (203) praticam atividade física, 93% (223) ingerem álcool, apenas 7% (17) são tabagistas, somente 6% (14) tiveram patologias após o inicio das suas atividades acadêmicas. O Self Report Quaestionnaire relacionado à avaliação do sofrimento mental, a saúde mental, nos últimos 30 dias, mostra um baixo quadro dessapatologia entre os docentes.