Resumo:
Os calçados femininos exercem importante papel na vida das mulheres à medida que representam símbolos como poder, elegância e sensualidade. O amor declarado por calçados é comumente percebido na sociedade e pode ser compreendido como o resultado de um conjunto de experiências emocionais positivas vividas pelas mulheres. Dessa forma, o calçado é visto como pertencente a um sistema que engloba elementos que transcendem os aspectos físicos do produto. Sob o âmbito de sistema-produto, este estudo objetivou analisar as experiências femininas de dez mulheres de 20 a 53 anos com seus calçados declarados amados a partir de uma análise de appraisals. Esta análise foi realizada através de Análise de Conteúdo, que possibilitou relacionar dez categorias empíricas aos sete componentes do modelo componencial da Teoria dos Appraisals. Este estudo permite compreender os gatilhos emocionais que levaram as entrevistadas desta pesquisa a amarem seus sapatos. Contudo, também como resultado, este trabalho apresenta elementos que poderão contribuir aos designers para projetar calçados que possam vir a se tornar amados pelo público feminino. Dessa forma, esta pesquisa contribui para os estudos sobre calçados femininos e para a área de design emocional.