Autor |
Silva, Juliana Vitória Vieira Mattiello da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9178050743333340; |
Orientador |
Klein, Amarolinda Zanela; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7550820294257183; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Universidade do Estado de Mato Grosso; |
Sigla da instituição |
Unisinos; UNEMAT; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Potencialidades e desafios do M-learning para o desenvolvimento de competências empreendedoras de microempreendedores individuais; |
Resumo |
O Microempreendedor individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e se legaliza como pequeno empresário. Pressupõe-se que esses empresários enfrentem dificuldades em participar de processos de capacitação, em razão do tempo e de recursos escassos, pois, pelo fato de trabalharem sozinhos (ou com pouca ajuda), a participação em capacitações presenciais é inviável, na maioria das vezes. Por outro lado, sabe-se que há uma variedade de tecnologias disponíveis no mercado, como Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) móveis, que viabilizam o Mobile Learning. Dessa forma, entende-se que o M-learning são processos de aprendizagem apoiados pelo uso de tecnologias da informação ou comunicação móvel e sem fio, onde a característica fundamental é a mobilidade dos aprendizes (SACCOL; SCHLEMMER; BARBOSA, 2011), possibilitando que os MEIs aprendam em seu próprio contexto, onde a aprendizagem pode ser situada, autêntica, personalizada e colaborativa. O objetivo central desta pesquisa é analisar as potencialidades (affordances) e os desafios do M-learning para o desenvolvimento de competências empreendedoras de Microempreendedores Individuais. Utilizou-se o método Design Science Research (DSR), na geração de um artefato - um método de capacitação de MEIs na modalidade m-learning, usando como plataforma o aplicativo whatsapp. O processo da pesquisa seguiu as etapas da DSR (entendimento do problema, sugestão, desenvolvimento, avaliação e conclusão), e os resultados gerados em cada etapa tornaram-se oportunos para compreender as vantagens e os desafios da modalidade M-learning. Na ocasião do entendimento do problema, compreendeu-se as competências a serem desenvolvidas sobre o ponto de vista teórico, bem como o entendimento das abordagens de aprendizagem a serem consideradas: a da aprendizagem situada (LAVE; WENGER, 1991) e da pedagogia da autonomia (FREIRE, 1996). Realizou-se também uma survey com 206 empreendedores individuais, permitindo compreender as suas principais necessidades de capacitação; se buscam (ou não) capacitar-se, por quais meios e a quais TICs teriam acesso. Na etapa de sugestão de problema, deu-se a elaboração do método de capacitação sob a ótica das abordagens de aprendizagem adotadas no estudo. Na etapa de desenvolvimento, aplicou-se o artefato (método) com uma 1ª turma da capacitação, com 30 MEIs. Após essa realização, o artefato foi avaliado, aprimorado, e, depois reaplicado com uma 2ª. Turma de capacitação envolvendo mais 45 MEIs. Na etapa de avaliação, foi possível avaliar o artefato, identificando os atributos desenvolvidos da competência empreendedora, as potencialidades e os desafios da modalidade testada. Finalmente, compreendeu-se que as potencialidades (affordances) do M-learning contribuíram significativamente para o processo e viabilização da capacitação, identificadas como: acesso à multimídia, conectividade, informação e captura de dados, presença social, aprendizagem personalizada, interação, colaboração, motivação, expressão emocional, representação de conhecimentos e suporte a vários pontos de entrada e caminhos de aprendizagem. Quanto aos desafios do m-learning, percebe-se dois aspectos: 1) aspectos externos da tecnologia (internet, custo, uso de dados, memória) e 2) aspectos de ordem pedagógica e contextual, que, acredita-se, foram parcialmente superados. Porém, observou-se que essa modalidade possibilitou desenvolver alguns atributos da competência empreendedora ligada à categoria de negócio e gestão, sendo elas: habilidades de gestão, habilidades financeiro-orçamentárias e habilidades operacionais do negócio.; |
Abstract |
The Individual Microentrepeneur (IM) is the person who works on their own account and becomes a small entrepreneur under the law. It is assumed that these entrepreneurs face difficulties to take part of qualification processes due to lack of time and scarce resources, because since they work alone (or with little help), taking part of onsite qualification trainings is not feasible, most of the times. On the other hand, it is known that there is a variety of technologies available in the market, such as the mobile Information and Communication Technologies (ICT), which makes Mobile Learning feasible. In this way, M-learning is understood as learning processes supported by mobile or wireless information and communication technologies, where the major characteristic is the mobility of the learners (SACCOL; SCHLEMMER; BARBOSA, 2011), allowing the IMs to learn in their own context, where learning can be situated, authentic, personalized and collaborative. The main objective of this research is to analyze the potentials (affordances) and the challenges of M-learning for the development of entrepreneurial competences of Individual Microentrepreneurs. The method Design Science Research (DSR) was used to generate an artifact — a method of qualification of IMs through M-learning, using the Whatsapp application as platform. The research process followed the steps of the DSR (understanding the problem, suggestion, development, evaluation and conclusion), and the results generated in each step were crucial for the understanding of the advantages and challenges of the M-learning modality. During the period of understanding the problem, the competences to be developed under the theoretical point of view were comprehended, as well as the learning approaches to be considered: the situated learning (LAVE; WENGER, 1991), and the pedagogy of autonomy (FREIRE, 1996). A survey was also carried out with 206 individual entrepreneurs, through which their main qualification necessities were known; if they try (or not) to get qualification, through which means and to which ICTs they would have access to. During the problem suggestion step, the qualification method, under the point of view of the learning approaches adopted during the study, was developed. During the development step, the artifact (method) was applied to the first group of qualification, with 30 IMs. After that, the artifact was evaluated, enhanced and, later, applied to the second group of qualification, with other 45 IMs. During the evaluation step, it was possible to evaluate the artifact, identifying the attributes developed for the entrepreneurial competence, the potentials and the challenges of the tested modality. Finally, it was understood that the potentials (affordances) of M-learning had a key role for the process and viability of qualification, which are: access to multimedia, connectivity, information and data collection, social presence, personalized learning, interaction, collaboration, motivation, emotional expression, knowledge representation and support to several entry points and ways of learning. In terms of M-learning challenges, two aspects stand out: 1) technology external aspects (internet, cost, data use, memory) and 2) pedagogical and contextual aspects which, it is believed, were partially outdated. However, it was possible to observe that this modality allowed the development of some attributes of entrepreneurial competence related to the category of business and management, which are: management skills, financial and budgeting skills and business operational skills.; |
Palavras-chave |
Aprendizagem com mobilidade; Competências empreendedoras; Empreendedores individuais; Aprendizagem situada; Pedagogia da autonomia; Mobile learning; Entrepreneurial competences; Individual entrepreneurs; Situated learning; Pedagogy of autonomy; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2017-06-19; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6643; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |