Resumo |
Este trabalho faz uma pesquisa em caráter de estudo de caso baseado nos critérios de Alinhamento Estratégico entre o Negócio e a Tecnologia da Informação. O estudo foi feito no segmento metal mecânico, em empresa de grande porte, líder no ramo de seu negócio. Primeiramente, na estrutura do trabalho, é explanada a teoria, que apresenta a visão de grandes pesquisadores da literatura e da academia sobre o assunto de Planejamento Estratégico do Negócio, Planejamento Estratégico da TI e Alinhamento Estratégico entre o Negócio e a TI. Na sequência, são elucidadas as metodologias utilizadas para esta pesquisa, os objetivos deste estudo e suas principais técnicas e características. Por fim, são demonstrados os resultados das coletas de dados, realizadas através da análise de documentos, de entrevistas semiestruturadas com os gestores da empresa e através de uma pesquisa sobre Alinhamento Estratégico, com o intuito de medir o nível de maturidade da organização. O objetivo deste estudo de caso é verificar o nível de maturidade de Alinhamento Estratégico da organização, identificar as principais lacunas na relação entre o Negócio e a TI e, por fim, apresentar uma proposta de plano de ação com o intuito de implantar as melhorias encontradas através deste projeto.; |