RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Alinhamento estratégico: criando sinergia entre o negócio e a TI

Mostrar registro simples

Autor Carvalho, Nícolas Rodrigo Huppes;
Orientador Porto, Josiane Brietzke;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1935135839153925;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Alinhamento estratégico: criando sinergia entre o negócio e a TI;
Resumo Balanced Scorecard (BSC) é apresentado na literatura como instrumento de gestão que possibilita o alinhamento da organização com sua estratégia. Para avaliar o grau de alinhamento entre as estratégias de TI e de negócios, foram utilizados nessa pesquisa-ação instrumentos desenvolvidos por outros pesquisadores, especialmente por Kaplan e Norton (1997). Observou-se que a TI é percebida pela organização objeto desse estudo, a partir da perspectiva clássica da visão hierárquica de planejamento estratégico, em que o negócio é o orientador das estratégias e a TI é considerada um suporte para as estratégias do negócio. Essa constatação decorreu do planejamento da TI ocorrer sempre após o planejamento do negócio, sem que sejam avaliadas no planejamento do negócio as necessidades de recursos de TI e tampouco as oportunidades por esta geradas. Ainda ficou comprovada uma função implementadora e viabilizadora da estratégia. Os resultados mostram que o BSC contribui para o alinhamento entre o negócio e a TI, além de promover alinhamento organizacional porque seus componentes estruturais provocam mudanças gerenciais que levam à melhoria do foco na estratégia.;
Abstract Balanced Scorecard (BSC) is presented in the technical literature as a management tool that enables the organization to align with its strategy. To evaluate the degree of alignment between IT and business strategies, instruments developed by other researchers were used, especially by Kaplan and Norton (1997). It was observed that IT is perceived by the organization from the classic perspective of hierarchical vision of strategic planning, in which business is the guiding of strategies and IT is considered a support for business strategies. This finding stems from the fact that IT planning always occurs after business planning, without the needs of IT resources being evaluated in the planning of the business, nor the opportunities generated by it. A strategy implementation and implementation function has also been proven. The results show that the BSC contributes to the alignment between the business and IT as well as to promote organizational alignment because its structural components cause managerial changes that lead to the improvement of the strategy focus.;
Palavras-chave Instrumento de gestão; Estratégias de TI; BSC; management tool; IT Strategies;
Tipo TCC;
Data de defesa 2017;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6593;
Nivel Especialização;
Curso Governança de Tecnologia da Informação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística