RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Emcompras.com: elaborando um modelo de negócios para uma plataforma digital de promoções

Mostrar registro simples

Autor Klein, Marcelo Bergesch;
Orientador Palmitessa, Giulio Federico;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3232757125651492;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Emcompras.com: elaborando um modelo de negócios para uma plataforma digital de promoções;
Resumo A presente monografia irá detalhar a elaboração de um modelo de negócio para estruturação de um serviço que disponibilizará uma plataforma digital focada em reunir, organizar e promover anúncios de produtos e serviços com preços promocionais de microempreendedores individuais (MEIs) e de micro e pequenas empresas (MPEs) locais através da Internet. Para isso, serão apresentadas informações acerca da ferramenta Business Model Canvas, do perfil dos MEIs e das MPEs e, bem como os problemas enfrentados por elas. Também serão demonstrados estudos sobre o perfil dos consumidores brasileiros, sobre o comportamento das gerações Y e Z, retenção de talentos, além de dados sobre a utilização da Internet no Brasil e no mundo e as principais tendências e projeções. Todo este estudo foi realizado através de pesquisas dos tipos bibliográfica, documental e de levantamento, sendo a última dividida em duas partes: por enquete (survey) e por entrevista em profundidade. Ao final serão demonstrados os resultados da análise realizada, relacionando os assuntos abordados com os dados obtidos através das pesquisas, e apresentados os detalhes da elaboração através da ferramenta Business Model Canvas de um modelo de negócios alinhado com o cenário econômico atual. Sendo assim, o trabalho em questão poderá dar amparo à elaboração do modelo de negócio de outras empresas que desejam iniciar suas atividades na Internet ou que já o fazem e desejam aprimorar sua visão sobre o assunto em questão.;
Abstract This monograph will detail the development of a business model for structuring a service that will provide a digital platform focused on gathering, organizing and promoting advertisements for products and services with promotional prices of local individual micro entrepreneurs and micro and small enterprises (MSEs) over the Internet. For this, will be presented information about the Business Model Canvas tool, the profile of MEIs and MSEs, as well as the problems faced by them. Also will be presented studies about the Brazilian consumers profile, on the behavior of generations Y and Z, talent retention, as well as data about the use of the Internet in Brazil and in the world and the main trends and projections. All this study was conducted through research of literature types, documentary and survey, the latter being divided into two parts: a survey and in-depth interview. At the end it will be shown the results of the analysis, listing the issues discussed with the data obtained through the research and presented the preparation of details through the business model canvas tool of a business model in line with the current economic scenario. Thus, the job in question could give support to the development of the business model of other companies who want to start their activities on the Internet or who already do and want to enhance their view on the subject in question.;
Palavras-chave Modelo de negócio para a intenet; Microempreendedores individuais (MEIs); Micro e pequenas empresas (MPEs); Perfil do consumidor brasileiro; Business model for Internet; Micro entrepreneurs; Micro and small enterprises (MSEs); Brazilian customer profile;
Tipo TCC;
Data de defesa 2016;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6525;
Nivel MBA;
Curso Gestão Estratégica de Negócios;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística