Autor |
Hauser, Luiz Henrique de Oliveira; |
Orientador |
Rocha, Elenise Angélica Martins da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2915503060111268; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Gamificação como estratégia de integração de novos funcionários: estudo de caso em uma instituição financeira; |
Resumo |
O presente estudo teve como objetivo analisar a aplicabilidade da Gamificação como estratégia de integração de novos funcionários e sua influência na melhoria de desempenho no primeiro ano de trabalho. Apesar dos jogos serem uma prática utilizada por muitas pessoas, as empresas ainda estão em processo de avaliação e compreensão dos efeitos do uso dos jogos dentro do ambiente de trabalho. Para a realização desta pesquisa, foi utilizado o método de estudo de caso, através de uma pesquisa qualitativa de estratégia descritiva. A unidade de análise foi uma instituição financeira que atua no mercado nacional com agências e escritórios no exterior. A empresa estudada possui uma Universidade Corporativa que é benchmarking no mundo, e utiliza nos seus cursos via web alguns modelos de Gamificação, porém estes não são jogados por grupos ou times, e sim individualmente. O estudo mostrou que a empresa poderá melhorar o desempenho dos funcionários recém-admitidos com a utilização da Gamificação para aumentar o conhecimento, habilidades e atitudes, além do maior engajamento entre os colegas de trabalho e com a empresa. No entanto, percebe-se que este é um campo até então desconhecido e incerto, o que estimula mais pesquisas nesta área.; |
Palavras-chave |
Gamificação; Engajamento; Funcionários recém-admitidos; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2015; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6523; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Corporativa; |