Resumo |
As relações comerciais de uma organização, mediante suas vendas e a geração de lucro, asseguram a sua permanência no mercado e a sua solvência. Sem clientes não há como se estabelecer tais relações e, como consequência, não há sustentabilidade. Para tanto, é fundamental que a toda a organização seja capaz de executar ações para manter e reaver clientes. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é relatar as ações empreendidas para reaver as relações comercias com o Grupo Implementos S/A, apresentando informações históricas referentes ao desempenho da instituição diante da concorrência, apontando as causas que levaram ao rompimento das relações comercias, apresentar os procedimentos implementados para reaver as relações comerciais entre as organizações. Para sua elaboração, utilizou-se do estudo de caso, desenvolvido mediante a análise de informações contábeis gerenciais obtidas por meio de relatórios institucionais e de entrevistas realizadas com profissionais-chave que atuam no processo de venda e execução dos serviços. Com base nos resultados, novos procedimentos foram apresentados com orientações sobre a operacionalização das ofertas dos cursos e a formação de preço de venda, provendo a instituição de novos métodos e ferramentas, objetivando a retomada do relacionamento da organização com o cliente e oportunizando a instituição o seu aperfeiçoamento e o fortalecimento de suas estratégias, tornando suas operações mais eficientes, de modo a formar um cenário favorável para a recuperação dos contratos com o referido cliente.; |