RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Educação em saúde em ambientes escolares: a Síndrome do Pensamento Acelerado

Mostrar registro simples

Autor Garcia, Adriano Fontoura;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9073092673216054;
Orientador Micheletti, Vania Celina Dezoti;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1661437592439970;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Educação em saúde em ambientes escolares: a Síndrome do Pensamento Acelerado;
Resumo O presente estudo teve como objetivo principal, elaborar uma cartilha educativa sobre o tema da Sindrome do Pensamento Acelerado - SPA e as possíveis consequências do uso das tecnologias na vida das crianças e adolescentes em idade escolar com faixa etária entre 10 e 15 anos. Metodo: Trata-se de um estudo transversal, que utiliza uma abordagem exploratória, descritiva e quantitativa, realizado na escola Caminho do Saber, localizada no município de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Participaram desta pesquisa 437 pais e responsáveis e 22 docentes da escola em estudo. Para coleta de dados foi utilizado um questionário de perguntas fechadas de múltiplas escolhas, baseando na escala de Likert. A análise ocorreu por meio da estatística descritiva com auxílio de planilha eletrônica (Microsoft Excel®). Resultados: Os resultados mostram que pais e docentes utilizam a tecnologia no seu cotidiano. Tendo em vista, que a maioria dos pais desconhece a SPA, seus danos e suas consequências, e , que o uso acima de 2 horas diárias poderá ser prejudicial ao aprendizado escolar. Discussão: O presente estudo visa contribuir com o ensino, a pesquisa e a assistência à saúde, possibilitando a conversa sobre o assunto, abrindo uma discussão e reflexão acerca da saúde das crianças e adolescentes, orientando pais e docentes sobre os riscos da SPA em ambientes escolares, devido ao uso das tecnologias. Conclusão: Diante dos resultados e da importância que o tema propõe, pede-se uma melhor visibilidade e questionamentos sobre os danos que a SPA poderá causar a uma crianças e adolescentes. Caso seja acometido por ela, quanto mais precoce identificar seus sinais e sintomas melhor será o diagnóstico, consequentemente um tratamento específico sem maiores danos.;
Abstract The main goal of this study was to elaborate an educational booklet on the theme of Accelerated Thinking Syndrome - ATS and the possible consequences of the use of technologies in the life of school children and adolescents aged between 10 and 15 years old. Method: This is a cross-sectional study using an exploratory, descriptive and quantitative approach. It was carried out at Caminho do Saber school, located in the city of Caxias do Sul, state of Rio Grande do Sul. The survey involved 437 parents and guardians, and 22 teachers from the school under study. For data collection, a multiple choice closed-ended questionnaire was used, based on the Likert scale. The analysis was performed using descriptive statistics and a spreadsheet (Microsoft Excel®). Result: The results show that parents and teachers use technology in their daily lives. Considering that most parents are unaware of the ATS, its damages and its consequences, and that using technologies over 2 hours a day may be harmful to school learning. Discussion: The present study aims to contribute to teaching, research and health care, enabling discussion on the subject, facilitating dialogue and reflection about the health of children and adolescents, guiding parents and teachers about the risks of ATS in school environments due to the use of technologies. Conclusion: Given the results and the importance which the theme proposes, one asks for a better visibility and questioning about the damages that the ATS may cause to children and adolescents. If one is affected by ATS, the earlier its signs and symptoms are identified the better the diagnosis, consequently a specific treatment without major damage.;
Palavras-chave Síndrome; Educação; Tecnologia; Syndrome; Education; Technology;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2017-04-28;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6480;
Programa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística