Resumo:
A execução da estratégia ainda contempla um dos principais desafios existentes nas organizações - em especial, para redes varejistas - em razão dos pontos de vendas serem distantes da matriz e também pelas constantes mudanças que atingem a forma como o cliente consome. Esta realidade do setor gera necessidade de grande alinhamento organizacional, uma vez que a execução ocorre distante do centro administrativo, o que dificulta a presente identificação de gap´s que possam vir a ocorrer. A complexidade na execução da estratégia se deve principalmente ao fato de não ser possível promover uma estratégia corporativa por meio de uma pessoa ou de um departamento, ou seja, uma execução de sucesso consiste em um grande alinhamento organizacional. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo propor um artefato: por artefato entende-se a organização de recursos internos para alcançar objetivos externos. Nesta proposta, o artefato é composto por alavancas estruturais e processos, que visam contribuir para elevar as chances de sucesso na execução da estratégia em redes varejistas. Para tanto, partiu-se da seguinte problemática: quais aspectos estruturais e processos podem contribuir para elevar as chances de sucesso na execução da estratégia? Foi objeto da pesquisa uma empresa varejista. Neste ambiente, entrevistas foram aplicadas ao diretor, aos supervisores, ao gerente de logística e aos gerentes comerciais. Como resultado desta etapa, conheceu-se a estrutura e os processos atuais da empresa relacionados à execução da estratégia, identificando-se os gap’s entre as recomendações da literatura e a realidade diagnosticada. De posse dessas informações, elaborou-se um artefato customizado - um ciclo sistêmico - voltado para a execução da estratégia, considerando-se as recomendações da literatura e a realidade da empresa, visando assim à superação dos gap’s detectados no ambiente empresarial.